NOTÍCIA ANTERIOR
Cursinhos apontam problema em questão de física na prova da Unesp
PRÓXIMA NOTÍCIA
SP recua em cortes de aulas de matemática e português à noite
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/12/2011 | Educação
O primeiro erro de Haddad
Fernando Haddad está cometendo no início de sua campanha eleitoral seu primeiro erro, mostrando, neste aspecto, uma visão atrasada: atacar as entidades sem fins lucrativos (OS) que administram equipamentos públicos.

Estamos falando aqui de entidades como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Universidade Federal de São Paulo, entre outras, que têm revelado, segundo uma série de estudos de impacto, a capacidade de oferecer mais com menos. E com maior qualidade. No final, todos saem ganhando com a economia, exceto funcionários públicos que sonham com a estabilidade.

Nada contra, muito pelo contrário, em levantar o debate sobre a transparência desse método de gestão. Nem contra medidas que possam evitar mazelas e abusos.

Já falei aqui (e repito) que Haddad, como ministro, ajudou na transparência da educação e criou projetos inovadores, trazendo a sociedade para perto da escola.

Um dos seus méritos foi se aproximar de todos os segmentos, a começar do empresarial, ouvindo suas ideias e sugestões. Foi nesse diálogo que nasceu o plano de metas com referência em 2022, quando comemoramos 200 anos de independência.

Ao atacar o sistema de OS em São Paulo, certamente Haddad está refletindo o que existe de pior e mais retrógrado no PT: o corporativismo movido pelo sindicalismo, que, muitas vezes, coloca o interesse da corporação acima do cidadão.

*
Só espero que Mercadante, como ministro da Educação, não cometa o erro de estimular a repetência dos alunos, atacando o sistema de ciclos. É mais uma visão atrasada, sustentada pelos sindicatos, apoiados pelos pais, que acham que repetir o ano é um bom remédio.

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Em colaboração com o Media Lab, do MIT, desenvolve em São Paulo um laboratório de comunicação comunitária. É morador da Vila Madalena.

Por Gilberto Dimenstein - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.