NOTÍCIA ANTERIOR
Sem ousadia, Esporte e Lazer avançam
PRÓXIMA NOTÍCIA
Oswaldo Dias deve anunciar mudanças no primeiro escalão
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/03/2011 | Cidade
O Maior Menor Espetáculo da Terra abre Viagem Teatral 2001 no Sesi Mauá
Espetáculo inédito do grupo carioca Centro Teatral e Etc e Tal resgata o curioso universo de um remoto circo de pulgas. As sessões serão realizadas nos dias 12 e 13 de março. A entrada é franca.

Nos dias 12 e 13 de março, o SESI Mauá apresentará, gratuitamente, o espetáculo O Maior Menor Espetáculo da Terra, do premiado Centro Teatral e Etc e Tal. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado e outra no domingo, às 16h. A montagem é uma das 15 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.

Com texto e direção de Álvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo, a montagem apresenta um universo no qual um grande, mínimo, novíssimo e compacto circo de pulgas é montado. Da China Pun Ching Oo, a pulga Funâmbula; da Argentina PulGardel, a pulga bala; e da Oceania as lindas pulgas gêmeas trapezistas Pulg Lee e Pilg Luu. Além destas, há, também, uma inimaginável pulga indomável da floresta do Zimbábue. Todas estas atrações internacionais contam com talentos arrebatadores e incrivelmente trabalhados por um trio de cômicos Mestres de Cerimônias, conduzindo o público a ver o que não pode ser visto e imaginar um extraordinário mundo mambembe em miniatura.

O texto é uma mescla de dramaturgia de números clássicos do circo tradicional com uma profunda pesquisa científica do universo das pulgas e claro, a comicidade característica do grupo.

Para o diretor, este espetáculo é importante porque resgata um tipo de teatro muito popular em outras épocas e outras terras. Tradicionalmente feito por um único ator/apresentador/domador, o espetáculo é um modo encantador de arte cênica que vem sendo esquecido ao longo das décadas. “Montar no Brasil este especial tipo de teatro é um desafio instigante, no qual a mímica, a magia, o circo, o teatro popular e a engenharia cênica se encontram para levar, primeiramente, ao público paulistano uma peculiar montagem inédita e apaixonante”, conta.

Sobre a arte dos antigos circos de pulgas

O Circo de Pulgas é uma arte que teve início registrado no século XV, quando o conceito de higiene não encontrava espaço nos dicionários e nos hábitos da sociedade em geral. Incontáveis ágeis adestradores apresentavam seus shows repletos de atrações a uma plateia que conhecia bem seus “mínimos artistas”.

Durante séculos, os domadores dessas minúsculas feras eram heróis e seus espetáculos atrações prediletas e obrigatórias de uma população habituada a partilhar o corpo com estes milimétricos insetos. Seguindo esta lógica, as pulgas não encontrariam moradas em corpos alheios enquanto estivessem num circo.

Histórico do grupo

Formada em 1993, a companhia carioca é formada por três atores que desenvolvem pesquisas artísticas com base na tríade teatro-mímica-humor. Outros seis espetáculos compõem seu repertório: Fulano e Sicrano (1998) e No Buraco (2004) atendem o público adulto, enquanto Victor James (2001) e O Macaco e a Boneca de Piche (2002), Branca de Neve? (2006) e Draguinho – Diferente de Todos Parecido com Ninguém (2008), o público infanto-juvenil.

O grupo, que recebeu 32 prêmios em festivais de teatro competitivos, já participou de turnê e mostras de teatro internacionais por países da Europa e da América do Sul: Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai. No Brasil, apresentou-se em cerca de 20 estados.

Ficha Técnica:
Texto e direção:
Alvaro Assad e Melissa Teles-Lôbo
Atuação: Álvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles Lobo
Cenário e assessoria circense: Domingos Montagner
Figurinos: Fernanda Sabino
Adereços: Maria Cecília Meyer e Amanda Gaiarsa (Atelier de brincadeira)
Desenho de luz: Aurélio Oliosi
Música original: Marcelo Pellegrini
Preparação mímica: Alvaro Assad
Coreografia: Marcio Moura
Produção e realização: Centro Teatral e Etc. e Tal

Serviço:
Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada
Espetáculo:
O Maior Menor Espetáculo da Terra
Local: SESI Mauá - Av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra.
Datas e horários: dias 12 e 13/03 (sábado e domingo), às 16h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Capacidade: 132 lugares
Gênero: comédia
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre
Informações: (11) 2946-8172

Por Sesi SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.