NOTÍCIA ANTERIOR
Será o Facebook capaz de vencer a 'boataria' na internet?
PRÓXIMA NOTÍCIA
Como cancelar o envio de fotos e vídeos no WhatsApp
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/12/2016 | Informática
O Facebook guarda informações sobre perfis apagados?
WhatsApp Celular>>> Rastreamento de local pelo WhatsApp
Uma pessoa desconhecida entra em contato conosco pelo WhatsApp.... esta pessoa pode nos localizar se não lhe passarmos endereço, se não lhe dermos nenhuma informação de onde estamos, só o contato pelo WhatsApp?
Paulo Borges dos Reis Nogueira

Não, Paulo. Porém, lembre-se que, para enviar uma mensagem ao WhatsApp, é preciso do número de telefone. O número de telefone tem como informação regional o DDD, então, de certo modo, é possível ter uma ideia da localização da pessoa.

Além disso, também pode ser possível, em alguns casos, descobrir o nome associado à conta do WhatsApp. Com o nome, é possível fazer buscas na internet e encontrar os perfis em redes sociais, por exemplo, para localizar o usuário.

Às vezes, o próprio número pode estar na internet e pode ser encontrado por mecanismos de busca.

Perceba que essas são informações "laterais", não do WhatsApp em si. O WhatsApp não revela a sua localização.

>>> Informações de perfil apagado
Gostaria de saber se, depois de criar um perfil falso no Facebook ter realizada uma conversa e depois excluído a conta, consegue se descobrir, recuperar e rastrear de onde foi criada a conta?
Silvana Cardoso

É possível, sim. O Facebook armazena as informações de perfis apagados por um tempo após sua remoção, como é comum em qualquer serviço de internet. Segundo o próprio Facebook, as informações podem ficar nos backups por até 90 dias.

No entanto, essa informação precisa ser solicitada pela via judicial. Um juiz terá de autorizar o pedido e enviá-lo ao Facebook. Em alguns casos, pode haver resistência para atender a esse tipo de pedido. Você terá que consultar um advogado, e terá de agir rápido para conseguir os dados antes que sejam apagados em definitivo.

Um detalhe, porém: caso a conta apagada tenha conversado com outro usuário e esse usuário ainda tem uma cópia da conversa, é possível que o Facebook ainda mantenha registros sobre o IP usado durante essa conversa.

Uma vez tendo os IPs associados à conta, será preciso mais uma solicitação à Justiça para que o provedor de internet responsável por aquele endereço IP produza as informações sobre qual é era usuário daquele endereço no momento específico do cadastro ou da troca de mensagens.

Caso a pessoa tenha tomado certos cuidados no registro e uso da conta falsa em questão, é possível que ela não possa ser corretamente rastreada dessa maneira. Por exemplo, a pessoa pode ter feito o acesso a partir de um Wi-Fi público, do qual pode não existir registro de quem estava fazendo uso da internet naquela hora. Também há programas específicos que podem ser usados para burlar esse tipo de rastreamento.

Em resumo, é um processo consideravelmente burocrático, pode não ser barato, e a eficácia é bastante incerta.

Dependendo do que aconteceu, o caso pode ser relatado à polícia para ser investigado. O importante é tomar cuidado para não ter uma imensa dor de cabeça que não vai render resultado algum.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.