NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete quer reservar 30% de comissionados a efetivos
PRÓXIMA NOTÍCIA
A prática esportiva em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/12/2016 | Cidade
O cinema em Mauá
O cinema em Mauá O cinema em Mauá
O cinema em Mauá
A história do cinema começa em 1985 graças a inventividade de dois irmãos: Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière.

Acesse o artigo original em www.pajuamigo.com

Os dois são conhecidos como os pais do cinema, já que criaram o cinematógrafo: um aparelho que permite registrar fotogramas fixos que gera a ilusão de movimento quando reproduzidas em projetores. Estava então criada a sétima arte. Em Mauá, a história do cinema também conta com a iniciativa de dois irmãos, Wolfgang (1927-1980) e Hans Ferdinand Gerber (1922-2002). Com uma filmadora de 8 milímetros, eles registraram cenas cotidianas do município durante as décadas de 1950 e 1960. Além da agitação diária, se destacam as imagens de religiosidade e ebulição política da época. Os irmãos Wolfgang fizeram três filmes sobre a cidade: “Mauá em marcha”, “Comícios e pedreiras” e “Os dois solteirões”. As obras fazem parte do acervo do Museu Barão de Mauá. Figuras importantes na comunidade de Mauá, os irmãos se eternizaram por meio daquela que muitos julgam como a arte mais complexa: o cinema.
As salas de cinema da cidade

O primeiro cinema de Mauá foi inaugurado no início da década de 1920, chamado Cine Ideal e instalado no Centro da cidade não teve vida longa. Posteriormente, entre 1938 e 1942, o Cine OPA foi o responsável por exibir obras importantes no município, como as comédias de Carlitos, “Ben Hur e “O Corcunda de Notre-Dame”. Na década de 1940, a sétima arte se popularizou e outras salas de cinemas apareceram na cidade, entre eles se destacou o Cine Santa Cecília. Inaugurado em 1949 e com capacidade para 1,4 mil espectadores era considerado moderno para a época e teve em cartaz grandes nomes cinematográficos como Carmen Miranda, Oscarito, Mazzaropi e o clássico “E o vento levou…” Além de cinema, o local era transformado para diferentes eventos, como: peças de teatro, shows e bailes, quando as cadeiras eram retiradas. Em 1954 uma apresentação de grandes estrelas da Rádio Nacional no local movimentou a cidade, entre o elenco estavam: Hebe Camargo, Mazzaropi, Ivon Cury e Walter Forster. O Cine Cecilia durou até 1960, quando foi demolido e transformado em uma agência do Banco do Brasil. Em 1971, Mauá voltou a ter um cinema de destaque, o Symaflor acomodava 1,5 mil pessoas e funcionou por 10 anos. Depois disso, a cidade contou com cinemas em shoppings, com um avanço significativo com a inauguração do Plaza Shopping, em 2002, que conta com modernas salas de projeções.

ACESSE www.pajuamigo.com

Por Fabiane Mariano - www.pajuamigo.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.