NOTÍCIA ANTERIOR
Região terá Expresso Turístico
PRÓXIMA NOTÍCIA
Romance no sul de Minas
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/10/2009 | Turismo
O caminho das pedras
Com a chegada da primavera e climas mais calorosos, os visitantes, especialmente aqueles que vão a Monte Verde em busca de momentos especiais a dois, podem contemplar além da tradicional arquitetura europeia, uma exuberante natureza.

Altas araucárias - conhecidas popularmente como pinheiros-brasileiros - exibem suntuosas copas em formato de cálice, que pontuam o percurso da pequena vila até os pontos rochosos do vale.

Um ótimo passeio para qualquer um, especialmente porque o clima ameno confere mais disposição aos casais que, além de namorar, ainda podem contemplar juntos imagens de um paraíso ecológico inesquecível. "Os mais românticos podem cavalgar entre as charmosas ruas da vila, patinar no gelo em qualquer época do ano, e até fazer um voo panorâmico sobre a cidade, de onde é possível avistar toda a Serra da Mantiqueira", recomenda Gustavo Arrais, diretor da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde e secretário de Turismo de Monte Verde.

A caminhada traz rica vegetação - parte dos últimos 7,5% restantes da Mata Atlântica -, com líquens, musgos e bromélias, entre outras plantas silvestres.

Além disso, quem passa pelas trilhas que conduzem até a Pedra do Chapéu, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado, é constantemente surpreendido por esquilos, veados, tucanos e beija-flores, que entre outros animais, integram a fauna local.

Alguns trajetos são longos e exigem disposição. Partindo do centro do vilarejo é preciso cerca de uma hora e meia de caminhada para se chegar à Pedra Partida, localizada a 2.046 metros de altitude, que traz bela vista de Monte Verde.

Apesar do visual similar ao obtido na Pedra Redonda - a 1.950 metros de altitude -, seu acesso é mais tranquilo, sem irregularidades no terreno e subidas abruptas.

Já o Pico do Selado figura como o ponto mais cansativo e distante do vilarejo. Situado no local mais alto da região - cerca de 2.080 metros de altitude -, equivale a um percurso de aproximadamente quatro horas repleto de subidas íngremes. Contudo, não há quem diga que o esforço não vale a pena, afinal lá, as nuvens ficam mais próximas e os turistas podem avistar toda a Serra da Mantiqueira.

Por Eliane Quinalia - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.