DATA DA PUBLICAÇÃO 28/01/2010 | Veículos
Número de veículos envolvidos no recall da Toyota pode chegar a 8 milhões
A Toyota está ampliando para a Europa o megarecall de milhões de veículos devido a problemas nos pedais de aceleração, em mais um golpe na reputação da maior montadora do mundo.
A Toyota disse que ainda não determinou quantos veículos na Europa serão chamados, ou quando, mas a imprensa e analistas disseram que cerca de 2 milhões de carros podem ser afetados, com outros 6 milhões que já estão sendo considerados na América do Norte.
Com isso, o número total de veículos convocados para recall chega a 8 milhões, quase o mesmo número de vendas globais do grupo em 2009.
Na China, a montadora informou que fará um recall de 75.552 unidades do jipe RAV4 por causa de problema. O recall interrompeu a produção e as vendas na América do Norte de oito modelos, incluindo o popular Camry, manchando o recorde da empresa de segurança e confiabilidade impecável.
"A Toyota tem os recursos para se recuperar disso, mas essa é a maior crise que enfrentamos, e a Ford, Hyundai e outros estão chegando forte", disse Jim Ziegler, consultor automotivo em Atlanta.
As ações da Toyota caíram 4% nesta quinta-feira (28), acumulando assim perda de mais de 15% na semana, o que reduziu o valor de mercado da empresa em cerca de US$ 25 bilhões.
Uma porta-voz da Toyota Europe afirmou que os modelos e o número exato de veículos potencialmente afetados estão sendo investigados, mas que não há necessidade de interromper a produção.
No fim de quarta-feira (27), a empresa ainda se ofereceu para substituir o assoalho ou o pedal de outros 1,1 milhão de veículos nos Estados Unidos se os consumidores desejarem. Com essa medida voluntária, a Toyota pode lidar com cerca de 6 milhões de veículos norte-americanos com problemas relacionados ao acelerador em sua linha.
Analistas afirmam que o dano financeiro causado dependerá do tempo de parada de produção de modelos importantes; e de como a confiança do consumidor na marca seria afetada, refletindo-se no preço de carros novos e usados.
"A suspensão de vendas e de produção pode custar à Toyota pelo menos 50 bilhões de ienes (US$ 553 milhões) em lucro operacional por mês", disse Koji Endo, analista de automóveis na Advanced Research Japan.
O lucro operacional da Toyota entre julho e setembro foi de 58 bilhões de ienes.
A Toyota disse que ainda não determinou quantos veículos na Europa serão chamados, ou quando, mas a imprensa e analistas disseram que cerca de 2 milhões de carros podem ser afetados, com outros 6 milhões que já estão sendo considerados na América do Norte.
Com isso, o número total de veículos convocados para recall chega a 8 milhões, quase o mesmo número de vendas globais do grupo em 2009.
Na China, a montadora informou que fará um recall de 75.552 unidades do jipe RAV4 por causa de problema. O recall interrompeu a produção e as vendas na América do Norte de oito modelos, incluindo o popular Camry, manchando o recorde da empresa de segurança e confiabilidade impecável.
"A Toyota tem os recursos para se recuperar disso, mas essa é a maior crise que enfrentamos, e a Ford, Hyundai e outros estão chegando forte", disse Jim Ziegler, consultor automotivo em Atlanta.
As ações da Toyota caíram 4% nesta quinta-feira (28), acumulando assim perda de mais de 15% na semana, o que reduziu o valor de mercado da empresa em cerca de US$ 25 bilhões.
Uma porta-voz da Toyota Europe afirmou que os modelos e o número exato de veículos potencialmente afetados estão sendo investigados, mas que não há necessidade de interromper a produção.
No fim de quarta-feira (27), a empresa ainda se ofereceu para substituir o assoalho ou o pedal de outros 1,1 milhão de veículos nos Estados Unidos se os consumidores desejarem. Com essa medida voluntária, a Toyota pode lidar com cerca de 6 milhões de veículos norte-americanos com problemas relacionados ao acelerador em sua linha.
Analistas afirmam que o dano financeiro causado dependerá do tempo de parada de produção de modelos importantes; e de como a confiança do consumidor na marca seria afetada, refletindo-se no preço de carros novos e usados.
"A suspensão de vendas e de produção pode custar à Toyota pelo menos 50 bilhões de ienes (US$ 553 milhões) em lucro operacional por mês", disse Koji Endo, analista de automóveis na Advanced Research Japan.
O lucro operacional da Toyota entre julho e setembro foi de 58 bilhões de ienes.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda