NOTÍCIA ANTERIOR
Inspetores precisam de 4 dias para concluir trabalho na Síria, diz ONU
PRÓXIMA NOTÍCIA
Congresso dos EUA quer limitar duração de ataques à Síria
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/09/2013 | Internacional
Número de refugiados sírios chega 2 a milhões, diz agência da ONU
Há um ano, sírios refugiados ou aguardando registro eram 230 mil.

Mais de 97% estão em países vizinhos da Síria.


O número total de refugiados por causa da guerra civil na Síria chegou a 2 milhões, informa nesta terça-feira (3) o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur. De acordo com um informe da agência, não há previsão de melhora na situação, que já dura dois anos e meio. Após um suposto ataque com armas químicas, o presidente americano disse estar disposto a promover uma ação militar limitada no país, mas aguarda o aval do Congresso.

Ainda de acordo com a Acnur, o número de refugiados representa um salto de quase 1,8 milhões em 12 meses. Há exato um ano, o número de sírios registrados como refugiados ou aguardando registro era de 230 mil.

"A Síria se tornou a grande tragédia desse século - uma calamidade humanitária lastimável com sofrimento e desabrigados sem precedentes na história recente", disse o alto comissário
António Guterres no documento divulgado pela Acnur. "O único consolo é a demonstração de humanidade pelos países vizinhos em acolher e salvar as vidas de tantos refugiados."

Segundo a Acnur, mais de 97% dos refugiados sírios estão em países próximos da Síria. Quase 5 mil sírios deixam o país todos os dias. Do total de refugiados, 52% são crianças e jovens com menos de 17 anos.

A enviada especial da Acnur, a atriz americana Angelina Jolie, disse que o mundo se arrisca a ser complacente com o desastre humanitário. "O mundo está tragicamente desunido sobre como acabar com o conflito na Síria. mas deveria haver concordância na necessidade de aliviar o sofrimento humano [...] Se a situação continuar a se deteriorar nesse ritmo, o número de refugiados só aumentará e alguns países vizinhos poderão chegar ao ponto do colapso."

Com a constante pressão do êxodo, ministros do Iraque, Jordânia, Turquia e Líbano se encontrarão com a Acnur em Genebra na quarta-feira, num esforço para tentar aumentar a ajuda internacional.

Outros 4,2 milhões de sírios se deslocaram dentro do país, de acordo com dados de 27 de agosto da ONU.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.