NOTÍCIA ANTERIOR
Justiça solta tio suspeito de matar meninas na Zona Leste de SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mansão de Clodovil em Ubatuba, no litoral de SP, vai a leilão a partir de R$ 900 mil
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2017 | Geral
Número de multas aplicadas a veículos motorizados que trafegam em ciclovias e ciclofaixas de SP tem alta de 62%
Número de multas aplicadas a veículos motorizados que trafegam em ciclovias e ciclofaixas de SP tem alta de 62% Um carro é flagrado dirigindo em uma ciclovia na Avenida Rangel Pestana, em São Paulo (Foto: Adailton Damasceno/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Um carro é flagrado dirigindo em uma ciclovia na Avenida Rangel Pestana, em São Paulo (Foto: Adailton Damasceno/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Foram registradas 2.024 infrações de veículos de janeiro a agosto deste ano contra 1.246 no mesmo período do ano passado, segundo o Painel da Mobilidade Segura.

O número de multas aplicadas aos motoristas por desrespeito às ciclovias e ciclofaixas aumentou na cidade de São Paulo entre janeiro e agosto deste ano. Foi registrada uma alta de 62% no número de autuações de veículos que trafegaram indevidamente pelas faixas exclusivas para bicicletas.

Nos oito primeiros meses deste ano, foram aplicadas 2.024 multas do tipo, contra 1.246 no mesmo período do ano passado. Os dados obtidos com exclusividade pelo G1 são do Painel Mobilidade Segura, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. Não há detalhes do tipo de veículo que trafega irregularmente pelas ciclovias, se são motos, carros ou outros.

Também cresceu o número de multas aplicadas aos motoristas que estacionaram nas ciclovias ou ciclofaixas. Em oito meses o aumento foi de 24% (foram 2.027 infrações, ante 1.632 registradas de janeiro a agosto de 2016).

“Estamos enfrentando os verdadeiros problemas em relação à segurança do trânsito paulistano: a imprudência, o uso do celular ao volante, a condução perigosa. Seguimos atentos a todos estes pontos e reforçamos ainda mais a fiscalização para coibir o desrespeito a pedestres e ciclistas, que têm prioridade em relação à segurança viária e devem ser resguardados. Queremos reduzir os números de acidentes. O motorista que desrespeitar o uso de ciclofaixas e ciclovias será autuado”, explica o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) é criticada por ciclistas por não incentivar a implantação de políticas públicas para o uso de bikes. Em março, ciclovias e ciclofaixas foram apagadas e placas de sinalização, retiradas da cidade.

O desrespeito aos ciclistas nas ciclovias e ciclofaixas está refletido no número de mortes de ciclistas na capital paulista. Houve aumento de 55% de óbitos entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2016.

A última vítima até agora foi Cristian Alan da Silva Maciel, de 28 anos, morto após ser atropelado por um ônibus no Morumbi, Zona Sul. O coletivo atingiu o ciclista depois de fazer uma conversão proibida na Avenida Giovanni Gronchi.

Total de Multas

O número de multas registradas nos primeiros oito meses deste ano teve uma redução de cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 9.153.966 infrações aplicadas por agentes de trânsito (manuais) e radares (eletrônicas) entre janeiro e agosto deste ano, contra 10.391.558 infrações no mesmo período de 2016.

As multas registradas por radares caíram 15,53%. Foram 6.866.868 infrações nos oito primeiros meses deste ano e 8.129.837 no mesmo período do ano passado.

Já o número de multas manuais, aplicadas pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) subiu de 2.287.098 de janeiro a agosto de 2017 ante 2.261.721 no ano anterior, uma alta de 25 mil infrações.

Mortes Ciclistas

O número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo cresceu 55% entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Foram 31 mortes, ante 20 no ano passado, segundo dados do Infosiga, iniciativa do governo de São Paulo que monitora e estuda as mortes no trânsito.

As mortes aconteceram em todas as regiões da cidade, com destaque para a Zona Sul, onde foram registrados 9 dos 20 casos. Uma delas foi a morte de um homem de cerca de 50 anos, atropelado por um ônibus no bairro do Sacomã, em setembro.

O crescimento das mortes de ciclistas contrasta com o total de mortes no trânsito da cidade computadas pelo Infosiga considerando os outros meios de transporte. Até outubro, 746 pessoas morreram nas vias da cidade, 5,8% menos que no mesmo período do ano passado.

Segundo Aline Cavalcante, diretora do Ciclocidade, as mudanças mostram uma inversão na tendência de queda registrada desde 2005. Ela afirma que o crescimento reflete a adoção de políticas que, segundo ela não privilegiam outras formas de transporte que não o motorizado.

Ela cita o aumento do limite de velocidade nas marginais e a descontinuidade no programa de expansão de ciclovias. Neste mês, a gestão João Doria alterou a Lei de Criação do Sistema Cicloviário e determinou que novas estruturas só seriam feitas após estudos de demanda e audiências públicas.

Por Tatiana Santiago, G1 SP, São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.