NOTÍCIA ANTERIOR
Tempo seco agrava doenças respiratórias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa suspende venda de 12 lotes de vacina contra meningite C
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/10/2014 | Saúde e Ciência
Número de mortos por ebola sobe para 4.447, segundo dados da OMS
Ao todo, foram registrados 8.914 casos da infecção nesta epidemia.

Diretor diz que em dezembro casos podem chegar a 10 mil por semana.


O número de mortos por ebola subiu para 4.447 nesta semana, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (14). Ao todo, foram registrados 8.914 casos da infecção. Segundo Bruce Aylward, diretor-geral adjunto da OMS, o número de infectados deve chegar a 9 mil pessoas nesta semana. Esta é a pior epidemia de ebola já registrada.

Ele advertiu ainda que em dezembro podem ser registrados entre 5 mil e 10 mil novos casos de ebola por semana, até dez vezes mais do que atualmente.

"Pode-se chegar de 5 mil a 10 mil casos por semana na primeira semana de dezembro", disse Aylward, ressaltando que estas são estimativas de trabalho para ajudar na luta contra o vírus no plano internacional. "Há três ou quatro semanas, vínhamos tendo cerca de mil casos por semana", acrescentou.

A OMS diz observar uma desaceleração no aumento de novos casos em algumas das áreas com maior transmissão da doença na África Ocidental nas últimas semanas. Apesar disso, a epidemia continua a se expandir geograficamente em Serra Leoa, Guiné e Libéria. Segundo Aylward, a infecção atingiu "mais distritos, regiões e municípios" em comparação à situação de um mês atrás.

O diretor citou que houve aumento significativo de novos casos nas capitais desses três países mais afetados, onde a mortalidade chega a 70%. Essa expansão é preocupante, segundo ele, já que nas capitais se concentra o maior número de pessoas. Além disso, o contágio é mais difícil de se controlar nesses ambientes.

Ele enfatizou que seria "muito, muito prematuro" interpretar como um sucesso a aparente desaceleração dos números de casos em algumas regiões. Além disso, de acordo com a OMS, os números reais de casos da doença podem ser 2 vezes maiores em Serra Leoa, 2,5 vezes maiores na Libéria e 1,5 vez maior na Guiné.

O balanço anterior, divulgado na sexta-feira passada (10), falava em 4.033 mortos, de um total de 8.399 casos, entre confirmados e suspeitos.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.