NOTÍCIA ANTERIOR
Bush pai raspa cabeça em solidariedade a menino com leucemia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Maquinista do trem da Galícia é preso por ''homicídio por imprudência''
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/07/2013 | Internacional
Número de mortos em acidente de trem na Espanha é revisto para 78
Foram identificados 72 mortos no descarrilamento em Compostela.

Excesso de velocidade deve ter sido principal causa do acidente.


Já foram identificados 72 corpos.

Entre os corpos identificados, há três estrangeiros: um argelino, um mexicano e um americano.

Peritos dão continuidade nesta sexta à investigação sobre as causas do acidente.

Aproximadamente 30 pessoas - entre elas quatro crianças - permanecem em estado crítico em diversos hospitais da região, embora os feridos passem de 187 no total.

Os trabalhos na curva em que o trem descarrilou se desenvolveram durante toda a noite e consistem na retirada do restante do comboio acidentado e na recuperação das vias.

O condutor foi detido por imprudência, disse o chefe da polícia da Galícia.

Questionado pela imprensa sobre os motivos desta detenção, Jaime Iglesias respondeu que foi por imprudência, quando a principal causa do acidente parece ter sido excesso de velocidade.

José Francisco Garzón Amo "está detido desde ontem as 22h (15h de Brasília)", disse Iglesias, afirmando que é acusado por crimes vinculados ao acidente, embora não tenha especificado quais.

O motorista, internado no hospital de Santiago com ferimentos leves, ainda não prestou

A investigação sobre a pior tragédia ferroviária ocorrida na Espanha nos últimos 70 anos parecia se centrar nesta sexta-feira sobre o condutor e um possível excesso de velocidade ou falha nos sistemas de freio automáticos.

A maioria dos feridos são espanhóis, mas há oito estrangeiros procedentes de Argentina, Estados Unidos, Colômbia, Peru e Reino Unido. Há outros quatro hospitalizados cuja nacionalidade é desconhecida, explicou.

A empresa que administra das linhas ferroviárias na Espanha (Adif) retomou hoje o tráfego da linha interrompida pelo acidente de trem.

Nesta manhã de sexta, os trens de linha convencional já circulavam por uma das vias afetadas pelo acidente, ocorrido nas proximidades da estação de Santiago de Compostela, enquanto a outra, para o serviço de alta velocidade, abrirá somente no sábado.

Neste segundo caso, os trens circularão com especiais precauções, já que as equipes ainda precisam retirar pelo menos um dos vagões do trem acidentado e outros aparatos usados nos trabalhos de recuperação iniciados posteriormente

O consulado-geral do Brasil em Madri afirma que não há relatos sobre vítimas brasileiras. O Itamaraty disse que até o momento não recebeu ligações de parentes de possíveis vítimas, mas alerta que como a passagem de trem não é nominal, não pode descartar totalmente que possam ter brasileiros entre os feridos e mortos.

O acidente ocorreu às 20h41 locais (16h41 de Brasília), segundo a empresa, em Angrois, na chegada a Santiago de Compostela, local famoso de peregrinação católica e mística. O trem fazia a ligação entre a capital espanhola, Madri, e a cidade de Ferrol, na Galícia.

Fabricantes
A fabricante de aviões e trens canadense Bombardier disse nesta quinta que o trem envolvido em um acidente na Espanha que matou pelo menos 78 pessoas foi feito pelo seu consórcio com a espanhola Talgo. Uma porta-voz da empresa estatal da Espanha Renfe descreveu o trem como um Alvia Series 730, usado na rota entre Madri e La Coruña.

Acidentes anteriores

Este é um dos piores acidentes ferroviários da Espanha. Na década de 1940, um trem que também viajava de Madri para a Galícia se chocou com uma locomotiva, deixando centenas de mortos. Em 1972, um outro acidente com o trem que ia de Cádiz a Sevilha (Andaluzia, sul) causou a morte de 77 pessoas.

O acidente também ocorre apenas duas semanas depois da morte de pelo menos sete pessoas num descarrilamento na região central da França.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6193 dias no ar.