NOTÍCIA ANTERIOR
Lula relembra início de militância em Festa do Trabalhador no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André facilita a distribuição de medicamentos
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2010 | Setecidades
Número de homicídios se mantém estável no ABCD
O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) nas cidades do ABCD se manteve estável no 1º trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Houve um leve aumento de 2,5%, com 80 ocorrências registradas de janeiro a março de 2009 e 82 durante os mesmos meses de 2010. Crimes como furtos e roubos e furtos e roubos de veículos, porém, registraram queda. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública estadual.

A cidade que registrou maior variação percentual foi Ribeirão Pires, onde as mortes passaram de três para oito no período avaliado, crescimento de 167%. De acordo com as projeções de população do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), o município registrou em 2010 6,46 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, o que o coloca como o segundo mais violento do Estado de São Paulo. Ribeirão Pires perdeu apenas para Cubatão, na Baixada Santista, onde o índice de mortes chegou a 7,14 para 100 mil habitantes. A Prefeitura de Ribeirão Pires foi procurada para explicar as ações de combate ao crime na cidade, mas não retornou.

No outro extremo, São Caetano foi uma das cinco cidades do Estado que conseguiram chegar ao índice zero de homicídios no 1º trimestre de 2010. Em 2009, a cidade havia registrado três crimes desse tipo. Os outros municípios com índice zero foram Jandira, Botucatu, Valinhos e Araraquara.

Ações - A Secretaria de Segurança Pública de São Caetano foi criada no ano passado com o objetivo de atuar preventivamente em várias operações, o que, de acordo com nota da Prefeitura, contribuiu para a queda de diversos índices de criminalidade, inclusive os homicídios, que já eram tradicionalmente baixos. A secretaria mantém o efetivo de Guarda Civil Municipal para assegurar a integridade dos próprios, praças e parques municipais, planeja e operacionaliza a Defesa Civil, apoia a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em ações relacionadas a trânsito e transporte, fiscaliza os arredores de escolas, teatros, unidades esportivas e de lazer, acionando a Polícia Militar em caso de problemas, entre outras ações.

A Prefeitura afirma ainda que para este ano há previsão de implantação de novas ações na cidade, tais como Pelotão Bike, Policiamento Comunitário e ampliação do atendimento a escolas de educação infantil, que leva às crianças, de maneira lúdica, noções sobre segurança.

Furtos e Roubos – Os furtos (quando algo é levado sem a presença do proprietário) e roubos (quando a pessoa está presente) na Região registraram queda de 6% e 15%, respectivamente, no 1º trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o furto de veículos manteve-se estável, com ligeira queda de 2%. O roubo de veículos foi o tipo de crime que teve maior queda de ocorrências nos sete municípios, variando 16% de um ano para o outro.

Por Camila Galvez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6189 dias no ar.