NOTÍCIA ANTERIOR
Camaro entra na linha 2013 com sistema multimídia e câmera de ré
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmbio CVT é nova ''tendência'' nos carros brasileiros após novas regras
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/12/2012 | Veículos
Novos modelos tentam desbancar o Gol
Novos modelos tentam desbancar o Gol
Uma nova corrida pelo mercado de carros compactos se inicia no Brasil. Pelo menos oito modelos, com preços entre R$ 22 mil e R$ 35 mil, chegarão ao mercado nos próximos dois anos, todos com produção local. Eles vão acirrar a disputa deflagrada neste fim de ano com o lançamento do Hyundai HB20, do Toyota Etios e do Chevrolet Onix, todos dispostos a abalar a hegemonia do Volkswagen Gol, líder de vendas há 26 anos, e de seus principais concorrentes, o Uno e o Palio, ambos da Fiat.

Modelos classificados como de entrada (antes chamados de populares, com motor 1.0) e hatch pequenos (versões mais completas e motores 1.0 a 1.6) respondem por quase 60% do mercado brasileiro de automóveis, segundo a Fenabrave, entidade representante dos concessionários. Até novembro, 1,45 milhão de unidades foram vendidas, 10,6% a mais em comparação com igual período de 2011. O mercado total cresceu 8%, para 2,58 milhões de automóveis.

Nos próximos dois anos quatro novas fábricas serão inauguradas para produzir carros desses dois segmentos. A primeira será a Chery, que iniciará operações no fim de 2013 em Jacareí (SP). O grupo chinês vai produzir o novo QQ, com preço na casa dos R$ 20 mil, e as versões hatch e sedã do Celer, que custará a partir de R$ 35 mil.

Em 2014 serão inauguradas as fábricas da Nissan no Rio (que fará o hoje importado March, na faixa de R$ 25 mil) e a JAC Motors na Bahia, com um carro a partir de R$ 30 mil, sucessor do J2 trazido da China por R$ 31 mil. "O segmento de entrada já é bastante competitivo e ficará ainda mais concorrido com outras marcas pleiteando participação", diz o vice-presidente da Chery, Luis Curi.

As quatro montadoras mais antigas no País, donas de 95% do mercado de entrada, também se movimentam para enfrentar os novos rivais. A Fiat vai abrir em 2014 uma fábrica em Pernambuco para fazer o substituto do Mille, vendido a R$ 22 mil.

A Volkswagen, além de manter a estratégia de renovar o Gol, prepara para o próximo ano a chegada do Up!, subcompacto mais barato que o atual líder de vendas. Para um pouco mais à frente, a General Motors trabalha no desenvolvimento do substituto do Celta (na faixa de R$ 25 mil) e a Ford terá um novo Ka.

Renault e Peugeot também estão na briga, a primeira com o recém-lançado novo Clio, vendido a R$ 23,8 mil, e a outra com o 208, previsto para chegar em abril no lugar do 207, hoje oferecido a R$ 30 mil.

A chegada em outubro do HB20, produzido pela coreana Hyundai em Piracicaba (SP) já provocou mudanças na lista dos mais vendidos. Em novembro, o compacto com preço a partir de R$ 32 mil já era o oitavo no ranking, com 8.077 unidades.

Entre os concorrentes mais diretos, o Fiat Uno foi o que mais caiu em vendas na passagem de outubro para novembro: 12,9%. O Palio também teve as vendas reduzidas em 8,2% e o Gol em 7,7%. O mercado total de automóveis caiu 7% no período. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (Cleide Silva)

Por Diário Online - Agência Estado
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.