NOTÍCIA ANTERIOR
PPA Participativo de Mauá começa em junho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Irmãs da Congregação Pequenas Irmãs de Santa Tereza visitam prefeito
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2013 | Cidade
Novos equipamentos para monitoramento de áreas de risco em Mauá
Pluviômetros foram enviados pelo Governo Federal por meio de projeto desenvolvido entre municípios e Estado.

A chegada de quatro novos pluviômetros semiautomáticos vai potencializar o atendimento à população pela Defesa Civil de Mauá, realizado por intermédio do monitoramento do volume de chuvas. A entrega dos equipamentos acontece na próxima segunda-feira (27), quando técnicos da Defesa Civil Estadual estarão na cidade. A instalação está prevista para o final do mês.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mauá, Sergio Moraes, “os aparelhos permitem monitorar a umidade do solo e identificar os riscos de desmoronamento e alagamentos em áreas que nossos técnicos acompanham permanentemente”.

A chegada dos materiais ocorre por meio de projeto apresentado em conjunto pela Prefeitura de Mauá e Defesa Civil Estadual, ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), que também é responsável pela manutenção. O órgão está criando uma rede nacional de colaboração para redução de desastres em conjunto com órgãos governamentais.

Os equipamentos se somam aos dois que o setor já tem, que estão instalados no piscinão do Jardim Zaíra e na sede da Secretaria de Segurança Pública. O município pleiteou outros sete pluviômetros para a Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, podendo, assim, monitorar várias áreas de risco.

O funcionamento dos pluviômetros é por energia solar e os dados são enviados por sinal de celular. As informações sobre a chuva são compartilhadas com as entidades parceiras, mediante uma página online criada pela equipe de desenvolvimento do Cemaden. Desta forma, tanto o Estado quanto município realizam a gestão de riscos local.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.