NOTÍCIA ANTERIOR
Operários param obra por pagamento de direitos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Programa de idiomas oferece 15.334 vagas para a região
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/03/2010 | Economia
Novos centros facilitarão busca por emprego
A inauguração dos centros públicos de emprego em Mauá e São Bernardo facilitará a busca por oportunidades de emprego na Região. A expectativa é que a chegada dos novos estabelecimentos contribuam para a integração do sistema de informação utilizado pelas unidades regionais do CPTER (Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda). Se isso acontecer, as empresas de qualquer cidade do ABCD poderão facilmente localizar trabalhadores com o perfil desejado e os candidatos não precisarão se cadastrar em cada centro para conhecer as vagas oferecidas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Mauá, Edílson de Paula, a integração dos bancos de dados dos centros facilitará a vida de quem procura trabalho na Região. “Vamos melhorar em 100% o atendimento que hoje é prestado apenas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) no município. Além disso, teremos condições de acompanhar melhor como está o nível de emprego no município”, afirmou o secretário.

A previsão é que Mauá inaugure a unidade no início de abril. “A prefeitura vai trabalhar fortemente para quadruplicar a criação de postos de trabalho ainda este ano”, afirmou Edilson.

São Bernardo ainda não definiu como deverá ser chamado o centro de emprego na cidade, mas o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson José da Conceição, adiantou que a intenção é verificar os pontos de diálogo da rede dos CPTERs da Região e organizar o cadastro único. “Nossa intenção é aumentar o número de empregos na cidade e melhorar a eficiência entre a oferta e a demanda”, informou.

Os coordenadores dos centros públicos de Diadema e Santo André também avaliam positivamente a chegada das duas novas unidades. Para o coordenador de Diadema, Jerônimo Neto, os centros facilitarão a procura da população por vagas de trabalho. Já a coordenadora de Santo André, Mônica Mandarino, não acredita que as novas unidades trarão disputas por postos de trabalho. “O País tem dado fartos sinais de crescimento (econômico) e com certeza estamos no momento de aproveitar e focar no futuro, que está mais próximo do que muitos imaginam”, avaliou.

A partir da inauguração dos dois novos centros de emprego do ABCD, apenas São Caetano, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires manterão unidades do PAT, cujo cadastro de empresas e candidatos é realizado através do Emprega São Paulo, sistema de dados utilizado pelo governo estadual. No caso dos CPTERs as informações são organizadas no programa Sigae (Sistema Integrado de Gestão de Ações de Emprego), do Ministério de Trabalho, com tecnologia do governo federal. A unificação dos dois sistemas é o segundo passo para a integração das ofertas de emprego e do cadastro de trabalhadores da Região.

Por Cinthia Isabel - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.