DATA DA PUBLICAÇÃO 30/03/2010 | Geral
Novo trecho do Rodoanel vai aliviar trânsito na zona sul de SP, mas não resolve problema em toda capital
O trecho sul do Rodoanel deve melhorar o trânsito na zona sul de São Paulo, mas não vai resolver o problema em toda a capital, segundo especialistas em trânsito ouvidos pela reportagem do R7. Os consultores defendem outras políticas de transporte para evitar um possível esgotamento da fluidez no trecho sul, que liga a rodovia Régis Bittencourt ao sistema Anchieta-Imigrantes (veja abaixo infográfico com os acessos ao novo trecho).
No final da manhã desta terça-feira (30), o governador José Serra participa de vistoria da conclusão das obras desse trecho do anel viário, uma das principais vitrines do tucano que deve concorrer à Presidência da República.
Segundo o professor da Escola Politécnica da USP Jaime Waisman, muitos caminhões vão deixar de circular pela marginal Pinheiros, avenida dos Bandeirantes e também pela avenida Roberto Marinho.
- O Rodoanel vai ajudar a atenuar alguns problemas de trânsito em determinadas regiões, mas o problema todo [da capital paulista] não tem solução.
A estimativa da Dersa, empresa do governo de São Paulo responsável pela obra, é que o movimento de veículos pesados caia 43% na marginal Pinheiros e 37% na avenida dos Bandeirantes.
Para Waisman, os principais beneficiados serão os moradores da Grande São Paulo, ABC paulista e também de outras cidades que precisam seguir para a Baixada Santista e não terão mais de passar por dentro da capital.
- Uma pessoa, por exemplo, que sai de Campinas para Santos pode economizar de 40 minutos a uma hora se for pelo Rodoanel.
Rodoanel deve reduzir 12% do trânsito
O consultor em trânsito Horácio Figueira concorda que haverá um alívio no trânsito na zona sul, mas está preocupado com um possível aumento de veículos no trecho oeste para acessar o sul.
- Pelo que conheço do tramo oeste, o número de usuários já aumentou bastante desde a inauguração. No trecho mais carregado, entre a Castello Branco e a Raposo Tavares, pode haver problemas de congestionamento em alguns horários.
Figueira afirma que essa adaptação de demanda no Rodoanel deve durar um mês e vai depender da fluidez nas marginais, principalmente a do Tietê, que foi ampliada.
- Se a marginal continuar parando, é possível que o motorista que vai para a zona sul prefira sair por alguma rodovia, para acessar o Rodoanel e, de lá, seguir para a região sul da cidade.
Política de transportes
Os especialistas ressaltaram que o Rodoanel não é a solução para o trânsito de São Paulo. Segundo eles, é preciso que investimentos em transporte público continuem num momento em que a frota de veículos segue em crescimento.
Para Waisman, também é necessário repensar o transporte de cargas no país - hoje feito basicamente por rodovias. O especialista defende mais investimentos no setor ferroviário e lembra que a liberação do trecho leste do anel viário também é importante para que a fluidez no trecho sul não se esgote com rapidez.
Obras
A construção do trecho Sul, com 57 km de extensão mais 4,4 km de interligação com a avenida Papa João 23, foi iniciada em 28 de maio de 2007 e o custo total do empreendimento foi de R$ 5,03 bilhões.
No final da manhã desta terça-feira (30), o governador José Serra participa de vistoria da conclusão das obras desse trecho do anel viário, uma das principais vitrines do tucano que deve concorrer à Presidência da República.
Segundo o professor da Escola Politécnica da USP Jaime Waisman, muitos caminhões vão deixar de circular pela marginal Pinheiros, avenida dos Bandeirantes e também pela avenida Roberto Marinho.
- O Rodoanel vai ajudar a atenuar alguns problemas de trânsito em determinadas regiões, mas o problema todo [da capital paulista] não tem solução.
A estimativa da Dersa, empresa do governo de São Paulo responsável pela obra, é que o movimento de veículos pesados caia 43% na marginal Pinheiros e 37% na avenida dos Bandeirantes.
Para Waisman, os principais beneficiados serão os moradores da Grande São Paulo, ABC paulista e também de outras cidades que precisam seguir para a Baixada Santista e não terão mais de passar por dentro da capital.
- Uma pessoa, por exemplo, que sai de Campinas para Santos pode economizar de 40 minutos a uma hora se for pelo Rodoanel.
Rodoanel deve reduzir 12% do trânsito
O consultor em trânsito Horácio Figueira concorda que haverá um alívio no trânsito na zona sul, mas está preocupado com um possível aumento de veículos no trecho oeste para acessar o sul.
- Pelo que conheço do tramo oeste, o número de usuários já aumentou bastante desde a inauguração. No trecho mais carregado, entre a Castello Branco e a Raposo Tavares, pode haver problemas de congestionamento em alguns horários.
Figueira afirma que essa adaptação de demanda no Rodoanel deve durar um mês e vai depender da fluidez nas marginais, principalmente a do Tietê, que foi ampliada.
- Se a marginal continuar parando, é possível que o motorista que vai para a zona sul prefira sair por alguma rodovia, para acessar o Rodoanel e, de lá, seguir para a região sul da cidade.
Política de transportes
Os especialistas ressaltaram que o Rodoanel não é a solução para o trânsito de São Paulo. Segundo eles, é preciso que investimentos em transporte público continuem num momento em que a frota de veículos segue em crescimento.
Para Waisman, também é necessário repensar o transporte de cargas no país - hoje feito basicamente por rodovias. O especialista defende mais investimentos no setor ferroviário e lembra que a liberação do trecho leste do anel viário também é importante para que a fluidez no trecho sul não se esgote com rapidez.
Obras
A construção do trecho Sul, com 57 km de extensão mais 4,4 km de interligação com a avenida Papa João 23, foi iniciada em 28 de maio de 2007 e o custo total do empreendimento foi de R$ 5,03 bilhões.
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