NOTÍCIA ANTERIOR
Rio recebe título de Patrimônio Cultural da Humanidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pai que adotar criança sozinho poderá ter licença de 120 dias
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/07/2012 | Geral
Novo serviço de valet começa a funcionar em São Paulo neste domingo
Novo serviço de valet começa a funcionar em São Paulo neste domingo Valets serão obrigados a distribuir cupom da Prefeitura de São Paulo, a partir deste domingo (1º). Foto: Divulgação e Daia Oliver/R7 - Fotomontagem R7
Valets serão obrigados a distribuir cupom da Prefeitura de São Paulo, a partir deste domingo (1º). Foto: Divulgação e Daia Oliver/R7 - Fotomontagem R7
Novidade poderá subir preços de empresas que oferecem o serviço na cidade

A partir deste domingo (1º), os motoristas que deixarem seus carros em um serviço de valet vão receber além do recibo, um novo cupom com o valor cobrado pelo serviço. A medida da Prefeitura de São Paulo tem como objetivo a arrecadação antecipada do ISS (Imposto sobre Serviços). Segundo o diretor Jurídico da Associação de Empresas de Valet do Estado de São Paulo, Syrius Lotti Junior, com esta novidade, a expectativa é que reduzam os serviços ilegais.

— Com os cupons, a prefeitura vai conseguir um cadastro dos valets. Não se sabe quantos existem hoje na cidade. Nós contamos 700, mas o número pode variar. Com os talões que as empresas vão ter que adquirir, a Prefeitura poderá ter um cadastro e facilitar a fiscalização. Hoje, 60% dos valets são ilegais em São Paulo, ou seja, não tem regularidades básicas, como registro de funcionários, apólice de seguro. Quem não é regular consegue colocar um preço melhor.

De acordo com o subsecretário da receita municipal de SP, Ronilson Bezerra Rodrigues, da Secretaria Municipal de Finanças, a intenção da Prefeitura é regularizar a arrecadação deste tipo de serviço. Porém, segundo ele, a medida é também “um primeiro passo para a legalização”, já que haverá fiscalização para verificar quem não está cumprindo a determinação.

— O cupom terá que estar fixado no vidro dianteiro dos carros. Caso não esteja, o estabelecimento será multado em R$ 639 por veículo. O cupom é uma verdadeira nota fiscal eletrônica. Os motoristas poderão cadastrar essa nota via internet é concorrer a sorteios e prêmios.

Preços
Segundo Junior, apesar do novo cupom demandar “mais trabalho” aos funcionários de valets, o preço do serviço não deverá aumentar de uma forma geral. Mas talvez, de acordo com ele, alguns precisarão contratar mais pessoas, e consequentemente deverá se refletir no bolso do motorista.

Já o presidente da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes), Joaquim Saraiva de Almeida, afirmou que não haverá custo adicional ao consumidor. Segundo ele, a determinação da prefeitura trará “mais qualificação aos valets e melhor atendimento”.

Abusos e prejuízos
Muitas vezes dependentes dos serviços de valet, os usuários sofrem com preços elevados, e até roubos, riscos e multas decorrentes do serviço. Por duas vezes, a jornalista Thais Botelho passou sufoco depois de deixar o veículo na mão de terceiros.

— Uma vez, deixei meu carro no valet de uma casa noturna e estacionaram em um local proibido. Quando fui buscar meu carro estava desenhado com o desenho do modelo da placa de “Proibido Estacionar” na porta do motorista. Desta vez, eu tinha o comprovante de pagamento e procurei o valet. Disse para eles que ou eles pagavam o prejuízo ou eu entraria com um processo.

Na segunda vez, Thais contou que tomou uma multa por parar em local proibido no horário e dia em que havia deixado o veículo no valet de um bar, onde comemorou seu aniversário. Segundo ela, desta vez, pagou a multa e não foi atrás do estabelecimento, porque estava sem o recibo.

O advogado especialista em direito do consumidor, Franco Mauro Brugioni, explicou que nestes casos, é possível recorrer apenas contra os pontos que são lançados na carteira do motorista, não da multa.

— Não há como recorrer de multa, porque houve realmente a infração. Mas pode exigir que eles sejam retirados da carteira. É preciso sempre guardar o comprovante com o período e o tempo em que o veículo ficou estacionado. Assim, é possível cobrar da empresa responsável que pague o prejuízo a pessoa tomou.

Por Vanessa Sulina, do R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.