NOTÍCIA ANTERIOR
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 41 milhões no sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nível da Cantareira cai abaixo dos 20% e é o menor da história, diz Sabesp
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/02/2014 | Geral
Novo RG terá mais itens de segurança
Novo RG terá mais itens de segurança Mais itens de segurança vão reduzir possibilidade de falsificação. Foto: Edson Lopes Jr. / A2 Fotografia
Mais itens de segurança vão reduzir possibilidade de falsificação. Foto: Edson Lopes Jr. / A2 Fotografia
Delegacias seccionais receberão kits de coleta informatizada nas próximas semanas

A nova cédula de identidade será digitalizada, produzida a partir de coleta biométrica (eletrônica) de dados e com nove itens de segurança que dificultam fraudes, reduzindo significativamente a possibilidade de falsificações. O novo processo vai acelerar a emissão do documento, além de permitir a criação de um banco de dados que vai colaborar no esclarecimento de crimes. A apresentação foi realizada nesta quinta-feira (06/02).

Os novos RGs passarão a ser emitidos com um novo desenho. Confeccionado em papel especial, com película protetora, o documento traz nova tipologia. O número do RG, por exemplo, aparece em vermelho e negritado, para facilitar a visualização. Foto e impressão digital também vão permitir imagens mais nítidas.

Nas próximas semanas, cada Seccional da Polícia Civil da Grande São Paulo e 15 postos da Grande São Paulo vão receber os kits de coleta informatizada. A expectativa é que os 550 postos do Estado, incluindo os Poupatempos da Capital, recebam os equipamentos eletrônicos até o final do ano. Para o atendimento ao público na Capital, um projeto piloto entrará em funcionamento no Poupatempo da Luz, no próximo mês.

Com a coleta eletrônica, quem fizer a carteira não precisará mais arcar com o custo para fornecer a fotografia, pois o sistema prevê uma captura digital e padronizada da foto nos postos de atendimento
A principal vantagem é a redução do risco de falsificação da cédula de identidade, já que o novo documento tem nove itens de segurança. Um deles será o chamado QR Code, impresso no verso do RG. O código armazenará as informações do documento, como nome, data de nascimento e de emissão, e a fotografia criptografados.

Serviço

A primeira via do RG é conferida de forma gratuita; para a segunda ou o novo documento é cobrada uma taxa de R$ 30,21. O documento antigo continua tendo validade. Os RGs podem ser emitidos nos postos do Poupatempo e demais postos do IIRGD. As pessoas devem estar munidas de Certidão de Nascimento ou Casamento e de uma foto 3X4 recente, nas unidades que ainda não contam com o sistema eletrônico.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.