NOTÍCIA ANTERIOR
ProUni já tem meio milhão de inscritos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Candidata deixa prova do Enem 2011 em branco e tira nota maior que a mínima
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/01/2012 | Educação
Novo presidente encontra mais mantidas e trabalho valorizado
Uma instituição que chega aos 45 anos com projeção de ultrapassar orçamento de R$ 1,1 bilhão, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC com 7 cursos de ciências da saúde, além de 11 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) sob sua gestão, bem como uma Central de Convênios administrando 40 planos de trabalho em saúde pública. Sem falar na energia humana de quase 12 mil colaboradores.

É com esse perfil de organização empreendedora que a Fundação do ABC chega a 2012, quando inicia o 45º ano de criação e terá o comando transferido na próxima quinta-feira (19 de janeiro) do médico ortopedista Dr. Wagner Boratto, de Santo André, para o engenheiro e gestor público Mauricio Mindrisz, representante de São Bernardo. Mindrisz assumirá a presidência da FUABC ao lado do vice Dr. Marco Antonio Espósito, gestor hospitalar indicado por São Caetano para o biênio 2012-2013. A secretaria-geral caberá ao médico Antonio di Giovanni Neto, Secretário de Saúde de Santo André, o que reforça mais uma vez a tríplice aliança dos municípios que deram origem à instituição, em 1967.

Com perfil administrador majoritariamente moldado na esfera pública, Mauricio Mindrisz antecipa que quer consolidar ainda mais a Fundação do ABC na região. “A nota máxima 5 obtida pela Faculdade de Medicina do ABC no ENADE sem dúvida demonstra nosso prestígio e abre portas para nos fazer crescer em educação e assistência. Sabemos que a maior queixa do brasileiro é a saúde e nosso desafio é melhorar cada vez mais os serviços da rede pública”, afirmou, tomando como um de seus desafios aproximar a FUABC do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos, instância onde as sete cidades discutem bandeiras comuns como saúde, educação, transportes, economia regional, entre outros. Citou Diadema e Ribeirão Pires como municípios onde a FUABC atuou no passado e deve retomar laços. “No âmbito do Consórcio podemos maximizar o uso de recursos orçamentários e humanos trabalhando em conjunto”, acredita.

Mindrisz foi eleito em 24 de novembro pelo Conselho de Curadores da FUABC. A curadoria é a instância máxima de decisões da Fundação do ABC e é integrada por 21 membros representantes da comunidade acadêmica, das três prefeituras instituidoras (Santo André, São Bernardo e São Caetano), respectivas Câmaras de Vereadores e Conselhos Municipais de Saúde, além de professores, alunos e funcionários.

Novas parcerias: Dr. Wagner Boratto entrega a FUABC com sentimento de dever cumprido. Nos últimos dois anos, a Fundação cresceu em quantidade e qualidade. Assumiu o Complexo Hospitalar de São Caetano e o Hospital Nardini em Mauá, além de ampliar a parceria com o Governo do Estado por meio dos AMEs de Santo André e Mauá. A Central de Convênios chegou a Rio Grande da Serra, território regional onde a Fundação nunca havia atuado, e iniciou interlocução com a esfera federal estruturando planos para as UPAs de São Bernardo.

A qualificação da rede FUABC no último biênio é endossada por prêmios como “Amigo da Criança” conquistado pelo Hospital da Mulher, acreditação ONA em Gestão de Qualidade do ‘Mário Covas’ e certificação de hospitais de ensino no Complexo Hospitalar de São Bernardo pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Os níveis de aprovação dos pacientes sempre superaram a marca de 90% na rede. Já a Faculdade de Medicina, além de incluída no seleto hall de instituições brasileiras com Doutorado, chegou ao topo do ENADE com nota 5 nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

Valorização interna: Paralelamente à frente externa, a FUABC ampliou o olhar sobre a comunidade interna de alunos e funcionários promovendo ações que valorizaram o ambiente de trabalho e de estudos. O campus passou por inúmeras intervenções, entre as quais a completa reforma do Poliesportivo e dos Diretórios Acadêmicos da Medicina e Farmácia, entrega do Anfiteatro David Uip com 280 lugares e modernos equipamentos, reestruturação e ampliação do Ambulatório de Especialidades, novo salão nobre para a Congregação da faculdade e sede própria para o Instituto de Hebiatria.

Os funcionários ganharam academia esportiva, nova sala de convivência e refeitório próprio. Bolsas de estudos, cursos de aperfeiçoamento in company, vale-refeição, reestruturação de cargos e salários e intensa agenda de eventos culturais – como cinema, teatro e confecção de um livro – foram outras ações que reforçaram a prática de valorização dos colaboradores. Um apanhado das atividades 2010-2011 e do histórico da Fundação do ABC integra publicação especial que será entregue na cerimônia de posse do novo presidente, junto com o lançamento do selo comemorativo e do pin dos 45 anos.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.