NOTÍCIA ANTERIOR
Atual campeão de Mauá, Jardim Canadá vence a 1ª partida em 2015
PRÓXIMA NOTÍCIA
Donisete Braga assume Agência e promete GT parlamentar
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/05/2015 | Cidade
Novo presidente da Agência, Donisete aposta em ajuste fiscal
 Novo presidente da Agência, Donisete aposta em ajuste fiscal Foto: Andréa Iseki/DGABC
Foto: Andréa Iseki/DGABC
Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) assume hoje a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e projeta fortalecimento da indústria de defesa na região para conter a baixa de produção das montadoras e a desaceleração da economia nacional.

Ao contrário do pessimismo generalizado no País, o petista confia que o ajuste fiscal aplicado pela presidente Dilma Rousseff (PT), em contingenciar gastos, aumentar a carga tributária e remodelar benefícios sociais como o seguro-desemprego, vai começa a surtir efeito já no segundo semestre e trará segurança para “o setor privado voltar a fazer grandes investimentos”.

A receita de Donisete para o mandato de dois anos, até o fim de 2016, é articular os atores que compõem a entidade – sindicatos, municípios, associações comerciais e universidades – e criar ambiente de “convergência” entre indústria, serviços e comércio. A intenção é dar suporte para crescimento das atividades com ações como a parceria com o Sebrae, que oferece assessoria a comerciantes para turbinar as vendas e terá investimento de R$ 10 milhões este ano.

“Tenho falado com o Giovanni Rocco, secretário executivo da Agência, para mobilizar as sete associações comercias. É importante criar nova correlação com esse setor, até porque dialogam com pequeno e médio comércios. Terei um olhar especial ao potencial do Polo Petroquímico, que é representativo não só para Mauá e Santo André, onde temos as plantas das principais empresas, mas também a cadeia produtiva do setor que envolve Diadema, São Bernardo e a Região Metropolitana”, pontuou o petista.

O setor de defesa engloba 26 empresas na região e será turbinado com a chegada da companhia sueca Saab a São Bernardo, onde investirá R$ 150 milhões para produzir parte dos caças Gripen, que servirão ao Ministério da Defesa, a partir de 2017. O cuidado com o setor foi redobrado depois das notícias negativas das montadoras, o principal pilar da economia regional, que registraram demissões, afastamento de trabalhadores e queda na produção.

“Estamos buscando uma alternativa real. Imagine começarmos processo de capacitação para agregar essa nova base de emprego que vai alavancar a economia local e do Estado. Com a transferência de tecnologia na produção dos caças vamos avançar na inovação. A região foi o celeiro da indústria do País durante muitas décadas e poderá ser protagonista no processo de retomada”, comentou Donisete, que ressaltou a oferta educacional do Grande ABC com universidades de ponta para criar mão de obra qualificada.

A perspectiva traçada pelo prefeito mauaense é condicionada ao efeito das medidas da equipe econômica do governo federal. Dilma teve dificuldades para aprovar no Congresso o Orçamento deste ano e ainda não decretou os percentuais de contingenciamento. As medidas do ajuste fiscal, contestadas pela bancada petista de deputados federais, ainda tramitam na Casa. “É uma receita amarga, mas acredito que a economia começa a melhorar agora no segundo semestre, apesar de os indicadores mostrarem que a consolidação se dará no ano que vem.”

Donisete assume o posto no lugar de Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e interrompe série de nomes técnicos na chefia da Agência. “Poderia ter indicado alguém, mas em função dos desafios serem muitos resolvi assumir eu mesmo. Outros prefeitos já ocuparam esse cargo e não tenho problema em trabalhar para que o meu sucessor seja um representante da academia, das universidades. É a alternância.”

Por Gustavo Pinchiaro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.