NOTÍCIA ANTERIOR
Novo Corolla inspira estande
PRÓXIMA NOTÍCIA
Um triciclo diferente
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/07/2008 | Veículos
Novo Gol fica mais atraente
Depois de muita expectativa, a Volkswagen apresentou o novo Gol no domingo, com uma grande festa na fábrica de São Bernardo, que teve a presença do presidente Lula e show com nomes como Evandro Mesquita, Samuel Rosa e Ivete Sangalo.

Na segunda-feira, foi a vez de os executivos da montadora explicarem como foi o desenvolvimento do projeto. Também foram anunciados os preços. A versão com motor 1.0 parte de R$ 28.890 e o 1.6 começa em R$ 32.290. O Gol Geração 4 com duas portas continua sendo o modelo de entrada da marca, com preço de R$ 27.120, mas a rede de concessionárias têm trabalhado com bônus de R$ 1.500.

Para o desenvolvimento da nova geração do modelo mais vendido do País - que teve 138.880 unidades comercializadas de janeiro a junho deste ano, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) -, as áreas de engenharia da VW do Brasil e da matriz, na Alemanha, utilizaram modernos recursos de tecnologia da informação.

A carroceria, incluindo sua rigidez estática e dinâmica, foi traçada primeiro em CAE (Computer-Aided Engineering). Testes de impacto dianteiro e traseiro também foram feitos virtualmente e os resultados foram confirmados por testes reais (crash-tests).

O motor deixou de ser longitudinal para ser transversal e uma nova plataforma foi desenhada, tendo como base a do Polo. Para saber o que queria o comprador do modelo, a VW realizou seis clínicas durante dois anos e meio com consumidores.

O processo de criação começou com maquetes feitas pela equipe de Design & Package da VW em São Bernardo, sob o comando de Gerson Barone, gerente da área.

Depois, dois temas foram enviados ao Centro de Design em Potsdam (Alemanha), e o melhor deles recebeu retoques de aperfeiçoamento do brasileiro Luiz Alberto Veiga, criador do Fox e chefe da equipe de designers brasileiros no local. Antes de ganhar as linhas definitivas, o projeto recebeu um leve refinamento nos estúdios de design de Wolfsburg, passando pelas mãos do italiano Walter de Silva, designer-chefe do Grupo Volkswagen.

Por fora, o resultado agrada. Sem perder a identidade da marca, o hatch se modernizou, ficou mais atraente, mas mantém ainda a imagem de robustez.

O carro cresceu em altura (37 mm) e largura (5 mm), proporcionando mais espaço aos ocupantes. No interior, houve ganho de espaço para as pernas (19 mm na frente e 14 mm atrás), apesar de o comprimento do veículo ser 32 mm menor, graças ao posicionamento transversal do motor.

O modelo conta com os motores 1.0 e 1.6 VHT Total Flex, que chegam a 76 cv e 104 cv a 5.250 rpm respectivamente quando abastecidos com álcool. Na ida a Taubaté, o 1.0 não decepcionou, saindo-se bem no trânsito urbano e na estrada. Já o 1.6 mostrou-se muito ágil nas saídas e retomadas. Ambos têm boa dirigibilidade e estabilidade.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC / Enviada a Taubaté
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.