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DATA DA PUBLICAÇÃO 09/06/2014 | Veículos
Novo Ford Ka tem consumo médio de 13,8 km/l de gasolina, diz Inmetro
Novo Ford Ka tem consumo médio de 13,8 km/l de gasolina, diz Inmetro Pela primeira vez um Ford Ka terá quatro portas (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
Pela primeira vez um Ford Ka terá quatro portas (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
Com etanol, consumo combinado estrada/cidade é de 9,5 km/l.

Compacto, que ainda será lançado, ganhou nota A na etiquetagem veicular.


A Ford apresentou na manhã desta sexta-feira (6) os dados de eficiência energética do novo Ka, que será lançado no segundo semestre. Segundo as medições feitas em laboratório, pela montadora, o carro registrou consumo combinado de gasolina de 13,8 km/l. Na cidade, o consumo foi de 13,1 km/l, enquanto na estrada o índice melhora para 15,1 km/l.

Quando abastecido com etanol, o Ka apresentou consumo médio de 9,5 km/l, sendo que, no ciclo urbano, o valor é de 8,9 km/l e, no rodoviário, de 10,4 km/h. O índice de emissão de poluentes ficou em 95 gramas de CO² por km rodado. Com esses valores, o Ka obtém nota máxima A no Conpet, o programa de etiquetagem veicular do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) como modelo mais econômico do país na categoria de veículos Compactos.

O Ka terá versões hatch e sedã, sempre com o novo motor 1.0 três cilindros com duplo comando de válvulas de 85 cavalos, quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 80 cv. O modelo também terá sistema de partida a frio, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina auxiliar em partidas.

Desde o anúncio da chegada do Novo Ka, a Ford alardeou que seu novo carro seria o mais econômico de sua categoria, entre os modelos equipados com ar condicionado. Classificado como Compacto, o novo Ka é colocado no mesmo segmento de New Fiesta, Nissan March, Volkswagen Gol e Toyota Etios, e não na dos Subcompactos, onde estão Volkswagen Up e Renault Clio, os mais eficientes da categoria.

Em uma hipotética comparação com o Up, que, apesar de menor, será o grande rival do Ka, o Ford se sai melhor em alguns quesitos e pior em outros. O Ka vai melhor em medições de consumo urbano, enquanto o Up vence em consumo rodoviário. Nos índices combinados, os dois modelos praticamente se equivalem, com ligeira vantagem para o Ford.

Além dos números de consumo, os dados, disponíveis no site do Conpet, também mostram o nome de, pelo menos, duas versões do novo Ka. Foram analisadas no teste as versões SE e SEL, ambas com direção elétrica (item de série em todas as versões) e ar condicionado.

Como são feitas as medições
Todos os testes são feitos em laboratórios das montadores, testemunhados pela Cetesb e auditados pelo Inmetro. Assim que recebe os dados, o próprio Inmetro refaz as medições, para ver se os índices conferem. Antes de divulgar os resultados final, as médias sofrem um índice de correção.

Os modelos do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular são classificados, de acordo com a área do veículo. Carros de passeio com menos de 6,5m² pertencem a categoria dos Subcompactos. Entre 6,5 e 7 m², passam a categoria dos Compactos.

Para classificar os modelos de acordo com os resultados das medições, o Conpet utiliza como critério a eficiência energética, critério que, além de consumo de combustível, em ciclos urbano e rodoviário, possibilita que veículos flex e movidos a gasolina possam ser comparados.

Por André Paixão - G1, em São Paulo
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