NOTÍCIA ANTERIOR
Errar na CG é como trair 800 mil pessoas, diz 'pai' da nova geração
PRÓXIMA NOTÍCIA
Honda faz recall de 184.386 unidades do Fit no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/09/2013 | Veículos
Novo Focus Hatch parte de R$ 60.990
Novo Focus Hatch parte de R$ 60.990 Ford Focus Hatch novo (Foto: Divulgação)
Ford Focus Hatch novo (Foto: Divulgação)
Terceira geração chega no Brasil com preços até R$ 87.990.

Sedã vai de R$ 69.990 a R$ 89.990 e não tem opção de câmbio manual.


A Ford lança para o mercado sul-americano nesta sexta-feira (27) em Mendoza, no norte da Argentina, a terceira geração do Focus. Produzido em General Pacheco, na província de Buenos Aires, o novo modelo chega ao mercado brasileiro no início de outubro. Na quinta (26) a montadora divulgou os preços da versão sedã, que terá apenas o motor 2.0 e sem opção de câmbio manual. O hatch tem motorização 1.6, com câmbio manual ou o Powershift, que é automatizado de dupla embreagem; o 2.0 só vem com a transmissão automatizada de dupla embreagem, com câmbio manual.

Confira abaixo todos os preços do novo Focus:

Hatch

1.6 S câmbio manual: R$ 60.990
1.6 S Powershift (câmbio automatizado de dupla embreagem): R$ 66.990
SE 1.6 câmbio manual: R$ 63.990
SE 1.6 Powershift: R$ 69.990
SE 2.0 Powershift: R$ 72.990
SE 2.0 Powershift com Pacote Plus: R$ 75.990
Titanium 2.0 Powershift: R$ 79.990
Titanium 2.0 Powershift com Pacote Plus: R$ 87.990

Sedan (não há opção de câmbio manual)
2.0 S: R$ 69.990
2.0 SE: R$ 74.990
2.0 SE com Pacote Plus: R$ 77.990
2.0 Titanium: R$ 81.990
2.0 Titanium com Pacote Plus: R$ 89.990

Entenda as configurações:
S: duplo airbag, freios ABS EBD (distribuição de força), controles de estabilidade e tração (que compõem o recurso Advance Trac), rodas de 16 polegadas, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e sistema Sync Media, que engloba conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar, comandos de voz e controles de áudio no volante – tudo exibido numa tela de LCD de 3,5 polegadas.

SE: inclui bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático, tela de 4,2 polegadas, colorida, quatro airbags (frontais e laterais) e freios a disco nas rodas traseiras.

SE + Pacote Plus: inclui airbags de cortina, chave com sensor de presença, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado digital e retrovisores com rebatimento elétrico.

Titanium: inclui mais dois airbags de cortina (totalizando seis bolsas), chave com sensor de presença, botão de ignição do motor, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital, amplia os recursos de conectividade com tela de 8 polegadas colorida e sensível ao toque, sistema de navegação, duas entradas USB, entrada aúdio/vídeo RCA, sistema de som Sony com nove alto falantes.

Titanium + Pacote Plus: faróis de xenon, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro, banco do motorista com ajuste elétrico em 6 posições e teto solar.

A missão do novo Focus
A Ford é clara (e realista) em seu objetivo com a versão sedã: estar, ao menos, entre os quatro primeiros colocados no segmento de médios – posição que o Focus antigo, embora repleto de qualidades, jamais alcançou desde 2008, quando foi lançado.

Para isso, o novo sedã terá que desbancar o Jetta, atual quarto colocado (Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Cruze são, na ordem, os três primeiros). O que não será tarefa difícil, principalmente se a Volks não der algo mais interessante do que um motor 2.0 medíocre e uma lista de equipamentos apenas razoável ao seu sedã.

Já a vida do hatch será mais fácil. Líder do segmento em 2013 e 2012 (e vice em 2011), o novo Focus terá no novo Golf um rival superior em qualidade, mas não em vendas: a princípio importado da Alemanha, o hatch da Volkswagen dificilmente terá volume de emplacamentos para ameaçar a liderança da Ford.

O hatch 1.6 será equipado com motor Sigma TiVCT, flex, que desenvolve 135 cavalos de potência com etanol e 131 cv com gasolina. O torque é 17,2 kgfm para o primeiro combustível e 16,7 kgfm para o segundo.

ABS com EBD sim, freio a disco não
Embora deseje incrementar o volume de vendas do sedã, a Ford enxugou sua oferta: a terceira geração não terá motor 1.6, apenas o 2.0 Duratec Direct. E nem câmbio manual. “Percebemos que esse tipo de cliente dispensa o câmbio manual e prioriza o conforto da transmissão automática, além de mais potência”, justifica Oswaldo Ramos, gerente-geral de marketing da empresa.

A configuração de entrada, S, traz de série duplo airbag, controles de estabilidade e tração (que compõem o recurso Advance Trac), rodas de 16 polegadas, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e sistema Sync Media, que engloba conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar, comandos de voz e controles de áudio no volante – tudo exibido numa tela de LCD de 3,5 polegadas. A versão S traz ABS com EBD (distribuição de força), mas vergonhosamente se esquece dos freios a disco nas rodas traseiras.

Como na gama do New Fiesta, a versão mais interessante é a intermediária SE, que soma aos itens da S bancos em couro, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático, enquanto o Sync Media troca a tela de 3,5” por uma de 4,2”, colorida. A segurança é reforçada com quatro airbags (frontais e laterais) e freios a disco nas rodas (aqui de 17 polegadas) traseiras. A configuração SE pode ser incrementada ainda com o Pacote Plus, que por R$ 3 mil aumenta a oferta com airbags de cortina, chave com sensor de presença, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado digital e retrovisores com rebatimento elétrico.

Exceto pelo Citroën C4 Lounge Exclusive – que até sensor de estacionamento dianteiro e alerta de ponto cego traz –, não há paralelos para o Focus Titanium. Além de ganhar mais dois airbags de cortina (totalizando seis bolsas), chave com sensor de presença, botão de ignição do motor, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital, amplia os recursos de conectividade com tela de 8 polegadas sensível ao toque, sistema de navegação, duas entradas USB e entrada aúdio/vídeo RCA.

O sistema de som passa a ser da Sony, com nove alto falantes. Na versão Titanium, o Pacote Plus dá direito a faróis de xenon, sistema de estacionamento automático, sensor de estacionamento dianteiro, banco do motorista com ajuste elétrico em 6 posições e teto solar. O problema é que a conta fica alta e resvala no preço do Fusion 2.5: preço final de R$ 89.990, contra R$ 92.990 do sedã maior, ligeiramente menos equipado.

O motor, vale frisar, é o mesmo Duratec Direct 2.0 para todas as versões do sedã, de injeção direta de combustível e flex, gerador de 175/178 cv e acoplado sempre a uma transmissão automatizada (Powershift) de dupla embreagem e seis marchas.

Segundo a Ford, as revisões têm preço fixo, e custam R$ 284 (6 meses ou 10.000 km), R$ 356 (12 meses ou 20.000 km), R$ 456 (18 meses ou 30.000 km), R$ 1.072 (24 meses ou 40.000 km) R$ 512 (30 meses ou 50.000 km) e R$ 676 (36 meses ou 60.000 km). Ainda de acordo com a montadora, uma parceria com a seguradora Mapfre garantiu uma apólice de seguro com valor médio de R$ 2,3 mil para a configuração S.

O Focus Sedan tem uma paleta de cores mais ampla e menos careta do que o modelo antigo: branco, vermelho, azul, preto, dois tons de prata e dois tons de cinza.

Por Rodrigo Mora do G1, em Mendoza (Argentina) - o jornalista viajou a convite da Ford do Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.