NOTÍCIA ANTERIOR
Até 90 mil veículos do ABCD terão de passar por inspeção
PRÓXIMA NOTÍCIA
Produção do Smart ‘'com asas'’ é confirmada no Salão de Xangai
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/04/2013 | Veículos
Novo Chery QQ será produzido no Brasil a partir de 2015
Porém, até lá, hatch compacto será importado da China.

Modelo tem mesmo motor e plataforma, mas foi totalmete remodelado.


O futuro dos modelos Chery no Brasil já podem ser vistos na China. O presidente da montadora no país, Luis Curi, confirmou neste sábado (20), durante o Salão de Xangai, que o segundo modelo a ser produzido na fábrica de Jacareí, em São Paulo, é a nova geração do hatch compacto QQ. A produção e a comercializaão começas em 2015, de acordo com o vice-presidente do grupo chinês, Biren Zhou. Isso a versão brasileira. Enquanto ela não vem, a nova geração será importada, mas a data ainda não foi definida.

O primeiro carro a ser fabricado em Jacareí, como a montadora havia informado em março, é o Celer que será vendido já no começo do ano que vem. A versão importada já está disponível no mercado brasileiro.

O QQ mudou bastante visualmente. As linhas do modelo evoluíram, assim como o acabamento. Soldas e vãos estão mais caprichados e, no interior, o plástico utilizado é de melhor qualidade do que o da geração anterior. Pode-se dizer que ele subiu dois degraus de evolução, embora a plataforma continue a mesma.

Destaque para o interior, que combina no console central detalhes coloridos no mesmo tom da carroceria - são cinco opções de cores - e os bancos com estofamento de melhor qualidade. Assim, ele ficou no mesmo patamar do concorrente direto Jac J2 - inclusive, visualmente parecido.

Embora estruturalmente continue o mesmo, o modelo, teve sistemas atualizados e, assim, modernizados - de qualquer forma, decepciona aqueles que esperavam mais por se tratar de uma nova geração, especialmente em relação à motorização. Mas o motor é o mesmo 1.0 de 69 cavalos a gasolina. No caso do Brasil, ele será flex. A transmissão é manual ou automática de cinco marchas.

"Aqui no Salão de Xangai, mostrando estas novidades, podemos mostrar aos consumidores brasileiras que a Chery do Brasil inicia uma nova era, por ela mesmo. Nós não somos mais uma distribuidora local, nós somos a divisão da Chery no Brasil", destaca Curi.Biren Zhou reforça que para Chery o Brasil é o mercado mais importante para a expansão da marca fora da China.

Nova fase
Embora seja considerada uma novata no mercado chinês por ter 16 anos de existência apenas, a Chery está entre as cinco maiores do país, ao lado de Jac Motors, Great Wall, Geely e BYD. De capital 100% estatal, a montadora agora quer mostrar que além de carros bonitos pode oferecer modelos bem avançados tecnologicamente. Para mudar o conceito de veículos de baixa qualidade, ela tratou de mudar todo o planejamento de marketing e produto: no Salão de Xangai, ela lançou a logomarca renovada ao lado de dois novos modelos em versão final para produção, o sedã Alfa 7 e o SUV Beta 5.

Os dois são de uma mesma família que estreia o novo conceito de design da equipe de James Hope, designer que já passou por Ford, Daimler e Opel. Em entrevista a jornalistas brasileiros, o diretor de design da marca afirma que se inspirou nos movimentos da água para criar o modelo. "Eles trazem um novo conceito de desenho. Se reparar bem, movimentos como o de uma pedra caindo na água e de cachoeiras foram utilizados para dar forma ao carro", descreve Hope sobre as linhas totalmente diferenciadas para um modelo Chery. Destaque para o diferenciado conjunto ótico que, embora lembre modelos da Audi, já mostra abordagem diferenciada ao observar todo o conjunto frontal.

Quando for lançado, o sedã virá com motor 1.6 turbo e transmissão de dupla embreagem e seis marchas. Também terá o sistema de conectividade e entretenimento chamado de Cloud Drive. Já o Beta 5 entrará em produção em 2015 e é classificado pela Chery como um modelo premium. Ele virá nas versões 2.0 aspirado, de 132 cavalos de potência, e 1.6 turbo, de 152 cavalos. Os dois a gasolina.

Sobre a vinda desses modelos no país, Cury não descarta a oportunidade de também serem lançados no Brasil, mas tudo vai depender das condições do mercado, cotas e da evolução dentro do regime automotivo brasileiro, o Inovar Auto. "Todos os modelos aqui podem ser vendidos no Brasil."

Por Priscila Dal Poggetto Do G1, em Xangai (China) - a jornalista viajou a convite da Chery do Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.