NOTÍCIA ANTERIOR
Land Rover testa híbridos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chevrolet Volt estará em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/08/2008 | Veículos
Novo C3 muda pouco
Ele debutou por aqui em maio de 2003, introduzindo a Citroën no segmento dos hatches premium no mercado brasileiro. Com linhas únicas e de bom gosto, rapidamente caiu no gosto do público jovem. Hoje, mais de cinco anos depois, o C3 é um dos modelos preferidos pelo consumidor que busca em um carro beleza, status e preço atraente. E visando aumentar ainda mais sua participação neste segmento, a montadora apresentou o novo C3 2009.

O modelo não traz modificações profundas no design, no interior ou no conjunto mecânico - mantendo as duas motorizações já existentes: 1.4 8V Flex e 1.6 16V Flex. Até mesmo o preço não é novidade. A Citroën decidiu manter os valores praticados anteriormente, com sua versão de entrada custando a partir de R$ 39.990.

A única novidade de impacto que promete alavancar as vendas do C3 é a introdução da versão com câmbio automática seqüencial de quatro velocidades a partir da segunda semana de setembro. Os preços dos modelos com esta opção de câmbio - disponível apenas nas versões com motor 1.6 16V Flex - ainda não foram revelados, mas acredita-se que deva ter um acréscimo de aproximadamente R$ 3.500 em relação ao C3 mecânico.

Por fora - O visual da linha 2009 não mudou muito - na verdade, quase nada! "Sabemos que o nosso consumidor está satisfeito e por isso o C3 sofreu poucas alterações externas", revela Nivea Morato, diretora de marketing da Citroën.

As versões GLX e Exclusive ganharam pára-choque frontal diferente e grade frontal na cor preta. Na traseira, apenas os monogramas foram modificados. Já no ‘on-road' XTR, as inovações ficam por conta dos novos pára-choque e pára-lama, além das saias laterais. As rodas também têm novos desenhos e a gama de cores passou a contar com mais uma: o verde Nocciola.

Por dentro - Internamente, as alterações também foram mínimas. Destaque apenas para o novo ar-condicionado digital e a nova manopla do câmbio em alumínio escovado, o mesmo do Peugeot 207 - sem sustos! Citroën e Peugeot são comandadas pelo mesmo conglomerado, a PSA. O acabamento interno também mudou, ganhando duas novas opções.

Equipamentos - A lista de equipamentos de série do novo C3 continua generosa. A versão GLX nas duas motorizações disponíveis traz ar-condicionado, direção elétrica, alerta sonoro de velocidade, computador de bordo, vidros e travas elétricas. Já a topo de linha tem todos esses ‘mimos' mais air bag duplo, faróis de neblina, freios com ABS.

E em termos de tecnologia, a Citroën caprichou no novo C3, responsável por cerca de metade das vendas da montadora no País. O novo ‘Pack Clim Auto' traz ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis e acionamento, também automático, dos limpadores de pára-brisa. Este kit é de série nas versões XTR 1.6 16V Flex e Exclusive 1.6 16V Flex.

Desempenho - Como manteve os mesmos motores, o C3 não ganhou em desempenho. O modelo ainda traz o 1.4 bicombustível de 82 cv de potência a 5.250 rpm e torque de 12,6 mkgf a 3.250 rpm (abastecido com álcool) e o 1.6 16V, também Flex, de 113 cv a 5.600 rpm e torque de 15,8 mkgf a 4.000 rpm (álcool). A única novidade fica por conta do novo acerto da suspensão, que tornou o veículo mais confortável.

Mercado - "Com a chegada do novo C3, passaremos de um volume mensal de vendas de 3.400 para 4.000 unidades, um crescimento de 18%", revela Michel Bernardet, diretor comercial da marca no Brasil.

Atualmente, o mix de mercado do modelo é de 85% para as versões 1.4 e 15% para o 1.6 16V. No entanto, com a chegada da transmissão automática, a projeção é de que os propulsores mais potentes passem a representar 25% das vendas - dentro desta porcentagem, 70% (700 veículos/mês) de carros automáticos.

Mais novidades - Sexto maior produtor de carros do mundo, o Brasil está na rota das grandes montadoras. E a Citroën, inteligentemente, prepara algumas surpresas para se aproveitar deste ‘boom'.

Ainda este ano desembarca no País o C4 Pallas bicombustível. Para 2009, as novidades ficam por conta do C4 hatch quatro portas, das versões sedã e SW do C5 e do monovolume C4 Picasso - irmão ‘menor' do Grand C4 Picasso.

Já em 2010 será a vez da minivan C3 Picasso dar as caras por aqui.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.