NOTÍCIA ANTERIOR
Pelo 2º mês seguido, Palio supera Gol como carro mais vendido
PRÓXIMA NOTÍCIA
BMW nacionaliza a R 1200 GS e preço baixa para R$ 69.900
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/08/2014 | Veículos
Novas tecnologias ampliam a segurança dos veículos
Testes mostram que sistemas de segurança são melhores, garantindo a modelos Ford, por exemplo, nota máxima nesse quesito.

Barras de aço de alta e altíssima resistência, materiais plásticos com deformação programática, airbags, sistemas de freio antitravamento e outras tecnologias. Hoje, o mercado automotivo apresenta nível elevado de sofisticação quando o assunto é a segurança de motoristas e passageiros.

Modelos Ford, por exemplo, receberam 5 estrelas em testes do Latin NCap, um instituto independente de segurança veicular e que avalia carros em todas as partes do mundo. O Ecosport foi o primeiro fabricado no Brasil a conquistar a nota máxima, na sequência veio o novo Focus.

Esses modelos possuem frentes projetadas e produzidas com materiais específicos para minimizar impactos. A primeira camada é o plástico, depois vem o alumínio e, mesmo o aço do capô, contém pontos de deformação que ajudam a transformar a frente do carro em uma espécie de sanfona que vai fechando de acordo com a colisão.

Portanto, é proposital que em uma pancada forte a frente do carro se desmonte quase que por inteira. Isso acontece porque não basta que exista só aço de alta resistência; é necessário fazer com que seja levado menos energia possível para dentro do veículo.

Existe ainda uma deformação programática da carroceria mesmo com aço de altíssima resistência, aliado à redução do peso do carro e economia de combustível. A distribuição das barras de aço pela carroceria se completam à segurança interna com airbags, por exemplo, cintos de segurança para crianças e adultos e, para os menores, um sistema de fixação de cadeirinhas chamado Isofix, que permite a instalação do equipamento com maior firmeza na base do automóvel.

Como são os testes

Os testes do Latin NCap são realizados na Europa com o uso de bonecos (dummies) representado adultos, nos bancos da frente, e crianças, nos de trás. As colisões frontais, a 64 km/h, são as chamadas parciais, que simulam a batida em que apenas 40% frente do carro é envolvida, o que é comum em acidentes entre veículos que trafegam em mãos opostas ou quando um carro atinge uma árvore ou poste, por exemplo.

Alejandro Furas, director técnico do Global NCap, afirmou que o maior número de notas altas nos modelos é um "conforto" para a instituição porque resulta em aumento para a segurança dos condutores. O Latin NCap realiza testes com carros do mercado latino-americano desde 2010.

Por G1 - AUTO ESPORTE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.