NOTÍCIA ANTERIOR
Câmeras com infravermelho da PM poderão detectar arma sob a roupa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Edição especial de Rock Band dedicada aos Beatles chega às lojas
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/09/2009 | Tecnologia
Nova tomada causa dúvida
A falta de informação tem sido apontada por fabricantes e lojistas como um dos principais motivos para dificultar a comercialização das novas tomadas e plugues elétricos. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) estabeleceu em 2007 a nova padronização brasileira, que entrará em vigor até 2010, com apenas um formato de tomada e dois tipos de plugues em substituição gradativa aos mais de dez formatos residenciais existentes no mercado.

A regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com dois terminais e pino redondo com três terminais, sendo um terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo, criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos, além de diminuir riscos de choques elétricos.

Dez anos - O gerente do Departamento de Tecnologia da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Fabián Yaksic, explicou que a mudança ocorreu após uma discussão de no mínimo dez anos dentro da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “Havia a necessidade de oferecer segurança às instalações elétricas e para as pessoas.”

A partir deste ano, os fabricantes de tomadas e plugues começaram a desenvolver os novos produtos. Em janeiro de 2010, a padronização passa a valer também para todos os fabricantes e importadores de aparelhos eletroeletrônicos.

De acordo com Joaquim Teixeira Neto, gerente de controle da qualidade da Alumbra, empresa que fabrica tomadas e plugues, todas as empresas do segmento fizeram investimentos em linha de produção, desenvolveram novos fornecedores, além do treinamento da equipe comercial e interna, para se adequar à nova padronização. No caso específico da Alumbra, aproximadamente 11 linhas precisaram ser modificadas.

Teixeira Neto contou que quando ficou definido um novo padrão de tomadas, um dos principais fatores levantados era justamente a necessidade de divulgação na mídia. “A grande divulgação seria pelos veículos de comunicação de massa, o que por enquanto não está ocorrendo”, afirmou o gerente da Alumbra.

Produtos como geladeira, alguns equipamentos de informática, ar-condicionado e máquinas de lavar roupa ainda estão sendo entregues no mercado com formato de tomada diferente do padrão brasileiro. Nesse caso, para maior economia, o mais recomendável é trocar a tomada.

Faz dois meses que as lojas da rede Center Castilho estão comercializando as novas tomadas e plugues. De acordo com o gerente geral da loja, Paulo Sérgio Filipin, cerca de 90% dos clientes ainda procuram pela tomada no padrão antigo. Isso fez com que no setor geral as vendas diminuíssem 20%.
“Quando os clientes se deparam com as duas tomadas, gera uma grande dúvida. As promotoras das marcas e os vendedores realizaram um curso para orientar os clientes”, informou o gerente geral da loja.

Por Cinthia Isabel - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.