DATA DA PUBLICAÇÃO 02/09/2009 | Veículos
Nova Saveiro: a anti-Strada
Paciência e passividade têm limite - e as da Volkswagen parecem ter chegado ao fim! Cansada de ver a Fiat reinar soberana no segmento de picapes pequenas, no qual é líder de vendas há nove anos consecutivos com a Strada, a montadora de origem alemã apresentou oficialmente a nova Saveiro, que chega às concessionária a partir da próxima segunda-feira, com preço a partir de R$ 30,9 mil. A principal novidade? O advento da versão com cabine estendida.
No mercado brasileiro desde 1982, a picape pequena chega à quinta geração sendo oferecida em duas versões de acabamento, 1.6 e Trooper - ambas equipadas com uma única opção de motor, o já conhecido 1.6 8V Total Flex. A versão de entrada pode ser equipada com o módulo Trend, conferindo maior requinte ao modelo.
O que as diferenciam são detalhes externos - como cor dos para-choques, tipo de lanterna e desenho das rodas - , pequenos detalhes de acabamento e nível de equipamentos. Enquanto a 1.6 básica vem pelada, a topo de linha entrega direção hidráulica e CD player com MP3.
Ar-condicionado, freios com ABS, air bag duplo e rodas de liga leve são opcionais em todas as versões - assim como o sensor de estacionamento.
Design - Visualmente, a Saveiro ficou bonita, recuperando a jovialidade perdida na geração anterior. A dianteira é idêntica às do Gol e do Voyage - o que é uma boa notícia. A lateral, por sua vez, revela pequenas novidades. As caixas de roda ganharam contornos em plástico preto e, próximo ao eixo traseiro, foram instalados step-sides parecidos com os da Chevrolet Montana. No entanto, o que mais chama a atenção são as portas 24 cm maiores, que facilitam o acesso.
Porém, não apenas a porta cresceu na Saveiro. Os engenheiros da VW injetaram uma boa dose de anabolizantes em outras partes. A distância entre os eixos, por exemplo, é 15 cm maior que a da Saveiro G4, saltando de 2,60 m para 2,75 m. O comprimento, por sua vez, avançou 4 cm, enquanto a altura cresceu 6 cm.
Com essa bombada nas medidas, a Saveiro ganhou em capacidade de carga. Na configuração cabine simples, a picape leva 924 litros na caçamba e 108 litros no habitáculo. Na configuração cabine dupla, os números mudam para 734 litros e 300 litros, respectivamente. Importante: o estepe está localizado no assoalho do veículo.
E por falar em caçamba, três detalhes importantes chamaram a atenção. Ao contrário da concorrente da Fiat, a tampa da caçamba não pode ser retirada, porém é sustentada por um amortecedor que torna o manuseio mais leve e seguro. Ah! Ela também passa a contar com chave.
Passada a avaliação de miss - em que analisamos as medidas da candidata -, pulamos para dentro da Saveiro Trooper em busca das novidades.
O volante, o painel de instrumentos, o design das saídas de ar, o console central e o câmbio são iguais aos de quem? Adivinhem? Acertou quem respondeu Gol - os que falaram Voyage também não erraram! O acabamento usa e abusa dos plásticos duros, de qualidade satisfatória. Os encaixes são bons e não apresentam rebarbas. Destaque positivo para a janela corrediça traseira com moldura interna - disponível no módulo Trend e na Trooper apenas.
Rodando, rodando... - Avaliamos as versões Trend, com a caçamba vazia, e a Trooper, carregada com um lastro de 350 kg, durante um agradável test drive na região de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE). Concentrados, e não nos deixando influenciar pelo cenário paradisíaco, fomos a fundo no que a nova Saveiro poderia oferecer. E a impressão final, após mais de 80 quilômetros rodados, é de que a picape está pronta para ressurgir das cinzas.
O motor 1.6 Total Flex de 101 / 104 cv de potência está perfeitamente em sintonia com as necessidades do carro. As retomadas são boas, graças ao razoável torque de 15,4/15,8 mkgf entregues logo a 2.500 rpm. Com a caçamba vazia - óbvio -, as respostas foram mais rápidas. Carregada, as respostas foram mais lentas, mas não menos satisfatórias.
A transmissão manual de cinco velocidades MQ200 continua muito eficiente na precisão dos engates. Em comparação ao Gol, no entanto, ela sofreu uma ligeira redução na primeira e na segunda marchas para dar mais vigor às arrancadas e retomadas.
A suspensão também agrada. Se na dianteira é a mesma do restante da família (independente McPherson com barra estabilizadora), a traseira, por sua vez, foi totalmente modificada, abandonando o eixo rígido e adotando a opção independente, seguindo o conceito do Golf. Os amortecedores, por sua vez, são totalmente novos, inspirados nos do Passat, e as molas trazem a filosofia da van Caravelle. O resultado, tanto com a Saveiro cheia ou vazia, foi muito positivo. Em ambas as condições a dirigibilidade é total. Ela não dá sinais de que vai escapar de traseira.
Diante de todas as novidades, a Saveiro deixou boa impressão e passou o recado para a concorrência: "Eu voltei! E agora para incomodar..."
No mercado brasileiro desde 1982, a picape pequena chega à quinta geração sendo oferecida em duas versões de acabamento, 1.6 e Trooper - ambas equipadas com uma única opção de motor, o já conhecido 1.6 8V Total Flex. A versão de entrada pode ser equipada com o módulo Trend, conferindo maior requinte ao modelo.
O que as diferenciam são detalhes externos - como cor dos para-choques, tipo de lanterna e desenho das rodas - , pequenos detalhes de acabamento e nível de equipamentos. Enquanto a 1.6 básica vem pelada, a topo de linha entrega direção hidráulica e CD player com MP3.
Ar-condicionado, freios com ABS, air bag duplo e rodas de liga leve são opcionais em todas as versões - assim como o sensor de estacionamento.
Design - Visualmente, a Saveiro ficou bonita, recuperando a jovialidade perdida na geração anterior. A dianteira é idêntica às do Gol e do Voyage - o que é uma boa notícia. A lateral, por sua vez, revela pequenas novidades. As caixas de roda ganharam contornos em plástico preto e, próximo ao eixo traseiro, foram instalados step-sides parecidos com os da Chevrolet Montana. No entanto, o que mais chama a atenção são as portas 24 cm maiores, que facilitam o acesso.
Porém, não apenas a porta cresceu na Saveiro. Os engenheiros da VW injetaram uma boa dose de anabolizantes em outras partes. A distância entre os eixos, por exemplo, é 15 cm maior que a da Saveiro G4, saltando de 2,60 m para 2,75 m. O comprimento, por sua vez, avançou 4 cm, enquanto a altura cresceu 6 cm.
Com essa bombada nas medidas, a Saveiro ganhou em capacidade de carga. Na configuração cabine simples, a picape leva 924 litros na caçamba e 108 litros no habitáculo. Na configuração cabine dupla, os números mudam para 734 litros e 300 litros, respectivamente. Importante: o estepe está localizado no assoalho do veículo.
E por falar em caçamba, três detalhes importantes chamaram a atenção. Ao contrário da concorrente da Fiat, a tampa da caçamba não pode ser retirada, porém é sustentada por um amortecedor que torna o manuseio mais leve e seguro. Ah! Ela também passa a contar com chave.
Passada a avaliação de miss - em que analisamos as medidas da candidata -, pulamos para dentro da Saveiro Trooper em busca das novidades.
O volante, o painel de instrumentos, o design das saídas de ar, o console central e o câmbio são iguais aos de quem? Adivinhem? Acertou quem respondeu Gol - os que falaram Voyage também não erraram! O acabamento usa e abusa dos plásticos duros, de qualidade satisfatória. Os encaixes são bons e não apresentam rebarbas. Destaque positivo para a janela corrediça traseira com moldura interna - disponível no módulo Trend e na Trooper apenas.
Rodando, rodando... - Avaliamos as versões Trend, com a caçamba vazia, e a Trooper, carregada com um lastro de 350 kg, durante um agradável test drive na região de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE). Concentrados, e não nos deixando influenciar pelo cenário paradisíaco, fomos a fundo no que a nova Saveiro poderia oferecer. E a impressão final, após mais de 80 quilômetros rodados, é de que a picape está pronta para ressurgir das cinzas.
O motor 1.6 Total Flex de 101 / 104 cv de potência está perfeitamente em sintonia com as necessidades do carro. As retomadas são boas, graças ao razoável torque de 15,4/15,8 mkgf entregues logo a 2.500 rpm. Com a caçamba vazia - óbvio -, as respostas foram mais rápidas. Carregada, as respostas foram mais lentas, mas não menos satisfatórias.
A transmissão manual de cinco velocidades MQ200 continua muito eficiente na precisão dos engates. Em comparação ao Gol, no entanto, ela sofreu uma ligeira redução na primeira e na segunda marchas para dar mais vigor às arrancadas e retomadas.
A suspensão também agrada. Se na dianteira é a mesma do restante da família (independente McPherson com barra estabilizadora), a traseira, por sua vez, foi totalmente modificada, abandonando o eixo rígido e adotando a opção independente, seguindo o conceito do Golf. Os amortecedores, por sua vez, são totalmente novos, inspirados nos do Passat, e as molas trazem a filosofia da van Caravelle. O resultado, tanto com a Saveiro cheia ou vazia, foi muito positivo. Em ambas as condições a dirigibilidade é total. Ela não dá sinais de que vai escapar de traseira.
Diante de todas as novidades, a Saveiro deixou boa impressão e passou o recado para a concorrência: "Eu voltei! E agora para incomodar..."
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda