NOTÍCIA ANTERIOR
São Caetano terá palestra gratuita com advogado especialista em bioética
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ônibus invade residência em Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/06/2012 | Setecidades
Nova lombada causa transtornos em São Bernardo
Nova lombada causa transtornos em São Bernardo Lombada está criando problemas para motoristas. Foto: Rodrigo Pinto
Lombada está criando problemas para motoristas. Foto: Rodrigo Pinto
Prefeitura avalia que dispositivo não gera falta de segurança


O novo modelo de acessibilidade para faixa de pedestre que está sendo implantado em São Bernardo - que consiste em uma lombada quadrada – está criando problemas para os motoristas. Durante o feriado de Corpus Christi, um veículo capotou na Avenida João Firmino, em frente ao Hospital Assunção, por não conseguir reduzir a velocidade a tempo de passar pelo obstáculo.

Atualmente, existem 10 lombadas como estas no município, sendo que quatro delas ainda não estão devidamente sinalizadas. De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, foi implantada a sinalização pertinente à travessia, que são placas que regulamentam velocidade de 30Km/h junto com placas que advertem a travessia de pedestres ou escolares em travessia elevada.

Para a sinalização horizontal, ainda serão implantadas nos próximos dias legendas "travessia elevada" antecedendo a plataforma, triângulos refletivos nas rampas de acessos e ainda tachas refletivas para melhor visualização da travessia.

A Secretaria de Transportes e Vias Públicas do município avalia que a lombada tem o objetivo de elevar a área destinada à circulação dos pedestres ao mesmo nível da calçada, permitindo que os pedestres atravessem sem ter que descer para a pista.

Segundo nota enviada pela pasta, “os veículos são obrigados a reduzir a velocidade para que possam dar continuidade ao seu deslocamento. É norma que esse tipo de dispositivo seja instalado em locais com constante fluxo de pedestres, uma vez que garante a melhoria da acessibilidade dando prioridade ao pedestre em situações onde há grande concentração de pessoas e grande volume viário”.

No texto, a Prefeitura explica que o pavimento na via deve ser elevado a uma altura de 15 centímetros, que é a altura das guias/passeios. “Sendo assim, a travessia elevada implantada em frente ao Hospital Assunção está dentro das normas de implantação para este tipo de dispositivo, o que não gera nenhum tipo de falta de segurança para o pedestre e nem ao condutor”, conclui a nota.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.