NOTÍCIA ANTERIOR
Shaolin continua internado em estado grave em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chuva deixa SP debaixo d'água; CGE registra mais de 60 pontos de alagamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2011 | Geral
Nova iluminação da Paulista agrada, mas não garante segurança, dizem frequentadores
Cartão postal da Pauliceia tensa e desvairada, a avenida Paulista ganhou nova iluminação em dezembro passado. O objetivo? Melhorar a relação dos pedestres e condutores com a via, a fim de evitar acidentes de trânsito, segundo a Prefeitura de São Paulo.

O calor de verão típico de fevereiro e as luzes dos postes 425% mais potentes tornam a via mais movimentada. Em conversa com habitués da avenida na última quarta-feira (9), a reportagem do R7 ouviu comentários tanto de pessoas que acharam indiferente a medida quanto daquelas que gostaram da mudança, por se sentirem mais seguras.

Na companhia da mulher e da filha de cinco anos, o professor Marcelo Treff disse que as novas luzes deixaram a região mais bonita.

- Além disso, dá para dirigir melhor. As placas ficam mais visíveis.

Para a atriz gaúcha Bruna Endres, que há quatro anos mora na capital, as caminhadas que costuma fazer com o namorado podem rolar até mais tarde, pois se “sente mais segura”.

Reunido com um grupo de amigos no vão do Masp (Museu de Arte de São Paulo), o designer Reny Freitas diz que o clarão na avenida melhorou a movimentação. Porém, ele diz que sente falta de mais policiamento, principalmente na madrugada.

- Nesse período, os PMs descem as ruas que cortam a Paulista, mas na avenida mesmo não ficam. Por isso que aumenta a possibilidade de assaltos, estupros e de ataques, como os que fazem contra homossexuais.

Fim da nostalgia

Desde 1989 tocando no cruzamento com a rua Augusta, do lado dos Jardins, o saxofonista Emerson Pinzindin conhece a região como a palma de sua mão. Por isso, é enfático: a mega iluminação tirou a magia da avenida.

- Do jeito que está, parece um shopping center a céu aberto. Essa luz nova tirou a nostalgia. A luz amarela dá um charme. Há coisas que só a noite consegue camuflar. Agora, tudo aparece.

Do outro lado da esquina, no sentido centro, o guitarrista Fernando William diz acreditar que a luz ajuda na performance musical.

- As pessoas te percebem melhor. Quem circula por aqui à noite também fica mais atento às tentativas de roubo do que antes. Eu, por exemplo, fui assaltado no ano passado por um bando de moleques nazistas enquanto tocava. O policiamento está um pouco mais seguro, mas tem que melhorar.

Há três meses mantendo a limpeza da avenida, o gari Diego Eliaquim de Araújo diz achar o gasto com a nova iluminação inapropriado. Segundo ele, a Paulista já tinha uma luz boa.

- Essa iluminação deveria ser aplicada em avenidas grandes da periferia, como a Ragueb Chohfi, Aricanduva e Sapopemba, na zona leste, que ligam ao rodoanel.

Leonides Vicente também concorda com o colega, mas leva em consideração que a mudança contribuiu para o seu trabalho.

- A gente consegue enxergar o lixo melhor. Além disso, com a luminosidade, dá tempo de evitar alguma agressão, como essa dos rapazes com a lâmpada.

Por Mônica Ribeiro e Ribeiro - R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.