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DATA DA PUBLICAÇÃO 13/08/2009 | Veículos
Nova filosofia de atendimento
Os dias das oficinas particulares estão contados! Pelo menos no que depender da Chevrolet. Com um novo sistema de atendimento, que procura oferecer maior rapidez, conveniência e qualidade do serviço, a montadora espera fidelizar o cliente, colocando um ponto final na retórica de que o comprador do veículo zero-quilômetro volta à concessionária somente para a primeira revisão.

O Novo Serviço Chevrolet abandona a antiga filosofia de atendimento, focando as atenções às necessidades do proprietário, e não do automóvel. "O carro não tem problema. Quem tem problema é o cliente", explica Marco Pacheco, diretor de Serviço da marca, responsável por implementar o sistema nas 420 unidades Chevrolet em todo o Brasil.

Agora, antes de levar o veículo à concessionária, o cliente agenda, por telefone ou internet, o dia e o horário que lhe são mais convenientes. Ao chegar ao local, é orientado a conduzir o veículo até o box da oficina onde será atendido. Lá, o cliente é recebido pelo mecânico que realizará o serviço.

O funcionário então diagnostica o problema e apresenta o orçamento.

Enquanto o serviço é efetuado, o proprietário pode acompanhar o mecânico, voltar para buscar o carro no horário marcado ou aguardar na própria concessionária. "Acabou a história de o veículo entrar na segunda-feira e sair da oficina na sexta", exalta Pacheco, lembrando que 82% dos automóveis que entram, saem no mesmo dia da concessionária

Com essa nova filosofia, a relação cliente/concessionária tornou-se menos impessoal, além de diminuir o custo operacional da rede, já que desapareceram as figuras do consultor técnico e do chefe da oficina. "Com a maior proximidade ao cliente, atendemos melhor a demanda feminina, que representa mais de 52% do público", ressalta o diretor.

O Novo Serviço Chevrolet, que começou a ser implementado em 2006, emprega 5.500 mil técnicos - todos com, no mínimo, 150 horas de treinamento. Novos funcionários saíram da parceria entre montadora, concessionários e Senai.

Importante: caso o problema do veículo seja urgente, não havendo possibilidade de agendar a consulta, o proprietário pode ir à concessionária. Porém, em vez de ser encaminhado diretamente à oficina, ele passará antes por uma central, onde será encaixado em um horário disponível.

Exportação - Desenvolvido por uma equipe brasileira, o inédito sistema de atendimento deverá ser utilizado em outros países, como Argentina, Chile, México e até Estados Unidos.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
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