NOTÍCIA ANTERIOR
''Brasileiros ainda não entenderam o Netflix'', diz presidente da empresa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Zuckerberg diz que não venderá ações do Facebook nos próximos 12 meses
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/09/2012 | Tecnologia
Nova categoria usa Windows 8 para unir funções de tablet e notebook
Nova categoria usa Windows 8 para unir funções de tablet e notebook Tablet apresentado pela Samsung na IFA é equipado com o Windows 8 (Foto: Thomas Peter/Reuters)
Tablet apresentado pela Samsung na IFA é equipado com o Windows 8 (Foto: Thomas Peter/Reuters)
Fabricantes apresentaram aparelhos híbridos durante a IFA, em Berlim.

Tablets podem ser acoplados a teclado para transformá-los em notebooks.


O Windows 8 trouxe uma nova tendência aos lançamentos da feira de eletrônicos IFA, que começou na sexta-feira (31), em Berlim, e acontece até a quarta-feira (5): aparelhos que unem a função de tablets com notebooks. Uma nova categoria de aparelhos híbridos permite acoplar um teclado ao tablet para que ele vire um notebook.

A maioria desses dispositivos híbridos é equipada com o novo sistema operacional da Microsoft, que chegará ao mercado em 26 de outubro, e que pode pode ser executado tanto em tablets quanto em computadores. A plataforma ganhou um design em blocos que facilita seu uso em aparelhos com telas sensíveis ao toque. Porém, usuários acostumados com o tradicional desktop podem usar o sistema na área "Legacy".

“Hoje, com o crescimento do mercado de tablets, a Microsoft passou a oferecer um ambiente de produtividade onde o usuário pode, além de usar o notebook, remover a tela e ter a portabilidade do tablet em uma só máquina”, explica Attila Belavary, analista da IDC Brasil.

Durante a IFA, a Samsung anunciou uma nova linha de dispositivos móveis chamada “ATIV”, que traz notebooks, tablets, smartphones e ultrabooks equipados com o Windows 8. Entre os lançamentos estão o “Smart PC” e o “ATIV Tab”, que vem com um teclado como assessório.

“No Android, estamos investindo mais na capacidade de escrever no tablet. O Galaxy Note 10.1, por exemplo, é como um caderno universitário. Trouxemos essa escrita com a caneta, o 'analógico', para tentar melhorar as funções dos tablets. A nossa proposta é expandir o uso para além do acesso a e-mails, internet, vídeo e games”, explica Roberto Soboll, diretor de produtos da Samsung, sobre a diferença entre os tablets com Windows e Android.

A Dell foi outra fabricante que apostou na nova categoria durante a IFA. A companhia apresentou um tablet com Windows 8, que pode ser acoplado a um teclado, e um notebook cuja tela vira para se transformar em um tablet. “Os consumidores querem conveniência e produtividade”, disse Andy Griffin, diretor de produto global da Dell. "Acho que, no futuro, os tablets funcionarão bem em casa e no trabalho. A pessoa poderá, por exemplo, chegar ao trabalho e acoplar o tablet a um teclado ou a outra base para trabalhar", acrescentou Griffin.

Segundo Belavary, da IDC, as empresas que estudam introduzir os tablets ao ambiente corporativo têm grande resistência aos sistemas operacionais que não são compatíveis com sua base instalada. "O Windows é muito conveniente nesse sentido. Se a empresa quer dar a portabilidade do tablet aos funcionários, ela prefere a plataforma da Microsoft. Esses tablets podem preencher essa lacuna que antes não vinha sendo preenchida pelos aparelhos com iOS e Android”, opina Belavary.

Segundo o analista da IDC, os consumidores “premium” serão o público-alvo da nova categoria no primeiro momento. "O desempenho dos notebooks híbridos está alinhado à performance da Microsoft com o Windows 8. No âmbito mundial, vemos que há preços acessíveis. Porém, ao trazer para a realidade brasileira, levaria médio prazo para vermos tablets mais acessíveis com essas funções”, opina Belavary.

Por Laura Brentano e Amanda Demetrion - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.