NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de São Bernardo pinta faixa de pedestre de vermelho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Trânsito do ABC está saturado
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/08/2009 | Setecidades
Nota Fiscal Eletrônica causa receio
Comerciantes de São Bernardo estão apreensivos com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, no dia 1º. Para muitos que ainda trabalham com o sistema de emissão de nota por talonário, a mudança significará investimento em computador e em programa especial para retirada do documento via on-line. E para quem não tem facilidade com informática, a preocupação é ainda maior.

Maria Isabel de Oliveira, que tem quiosque de chaves há quatro anos na Rua Municipal, ainda não sabe o que fazer, pois além de não ter espaço no seu comércio para colocar um computador, ela não tem condições de comprar o aparelho. "Será difícil porque não temos condições financeiras para aderir ao serviço a não ser emitindo a nota escrita."

Os irmãos Carlos e Paulo Yamawaki, donos de loja de conserto de aparelhos eletrônicos, já combinaram com um amigo, que tem escritório próximo, para que ele emita no sistema eletrônico a nota para os clientes do estabelecimento. "Não sabemos mexer em computador direito. Teremos que contar com a compreensão do cliente para que ele espere alguns minutos até que a nota seja confeccionada em outro lugar. Dessa maneira, já estamos pensamos que não teremos condições de funcionar no sábado, pois o escritório dessa pessoa não estará aberto", explicou Carlos.

João Carlos Cardoso, dono de oficina de motores elétricos no bairro Baeta Neves, optou pelo serviço da emissão da nota fiscal eletrônica em março e não viu dificuldades para aprender a manusear o arquivo. "É prático e facilitou tanto para o cliente quanto para o meu contador, pois agora não preciso ter tantos talões de nota", disse Cardoso.

Programa - A Prefeitura de São Bernardo informou que os microempreendedores individuais e os pequenos prestadores, sobretudo os que prestam serviço para pessoas físicas, não estão obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica. Serviços de barbearia, cabeleireiro, tratamentos estéticos, tatuagem, chaveiros e de confecção de sinalização são alguns dos que constam na lista que podem aderir ao procedimento de maneira facultativa.

No site www.sf.saobernardo.sp.gov.br, os prestadores de podem conferir as exigências para o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica.

Por Kelly Zucatelli - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.