NOTÍCIA ANTERIOR
Giverny abriga museu e casa de Monet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cerca de 200 mil peregrinos são esperados no jubileu de Santiago de Compostela
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/07/2010 | Turismo
Normandia foi cenário do Dia D no fim da Segunda Guerra
A belicosa história de Caen, capital da Baixa Normandia, remonta aos celtas e aos romanos e, depois deles, aos invasores viquingues, de origem nórdica. Liderados por Rollo e vivendo ali desde 911 d.C., esses viquingues pouco a pouco abandonaram a fúria guerreira.

Grupo industrioso, os viquingues construíram casas, mercados e cidades inteiras no estilo normando, misturando alvenaria e madeira.

Ao vencer a batalha de Hastings, em 1066, Guilherme (ou William), o Bastardo, ganhou nova alcunha: a de Guilherme, o Conquistador, redefinindo rumos da história ao se aliar aos nórdicos.

A Normadia (hoje dividida em Alta e Baixa Normadia) fica diante do canal da Mancha, que a separa da região das ilhas britânicas. Sua natureza é fértil, cortada pelo rio Sena, e a paisagem rural ainda remete ao passado.

William, duque da Normadia a partir de 1035, se tornou rei da Inglaterra a partir de 1066 --e a história dessa região seguiu seu curso.

Em 1450, a Normandia se tornou, afinal, território da França, não sem antes ter sido palco de disputas entre ingleses e franceses.

Empreendedores apesar da fama de prudentes, os normandos estiveram já no século 16 em lugares tão díspares como Terra Nova (Newfoundland), Índias e Brasil.

Plenamente integrado à França, o velho ducado foi dividido em regiões, em 1791, com a delimitação das áreas do Seine-Maritime, Eure, Orne, Calvados e Manche.

Século 20

Ocupado por tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o território normando ainda tem bunkers camuflados à beira-mar que, ironicamente, os locais chamam de "arquitetura germânica".

No fim da guerra, a Normadia, mais precisamente a área a uns 30 km a oeste de Deauville, foi cenário do Dia D, quando, em 6 de junho de 1944, os aliados liderados por tropas dos EUA desembarcaram sob fogo intenso para liberar a França do jugo nazi-facista.

Por Silvio Cioffi - Editor de Turismo - Enviado Especial à Normandia
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.