NOTÍCIA ANTERIOR
MP3 é a mídia que cresce mais rápido na história da música do Reino Unido
PRÓXIMA NOTÍCIA
Game de ação troca armas de fogo por acrobacias impossíveis
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2008 | Tecnologia
Nokia deixará de vender telefones celulares no Japão
A Nokia irá parar de vender celulares no Japão, porque sua participação de mercado na região permanece abaixo das expectativas.

"Avaliamos que não poderíamos continuar investimento no desenvolvimento de produtos apenas para o Japão em meio às difíceis condições econômicas atuais", declarou o vice-presidente da Nokia, Timo Ihamuotila.

A empresa, no entanto, seguirá comercializando os aparelhos móveis de luxo Vertu, marca detida pela Nokia. Também continuarão as operações de pesquisa e desenvolvimento localizadas no Japão.

Quarto mercado

O Japão é o quarto maior mercado mundial de celulares, depois de Estados Unidos, Índia e China. Mas responde por apenas uma pequena proporção das vendas da Nokia, cujos produtos não foram capazes de atrair os consumidores acostumados a modelos japoneses mais sofisticados.

As fabricantes de celulares também vêem baixa possibilidade de expansão no Japão, onde 109 milhões de pessoas, ou cerca de 85% da população, já têm celulares. Além disso, um novo modelo de vendas baseado em preços mais elevados para os aparelhos deve reduzir em 20% as vendas anuais de celulares no mercado japonês.

As excentricidades do mercado japonês de celulares impediram que empresas estrangeiras, entre as quais rivais da Nokia como a Samsung Electronics e LG Electronics, conquistassem sucesso junto aos consumidores japoneses.

A maioria dos celulares em uso no Japão se conectam a redes de terceira geração (3G) e oferecem recursos como acesso a programação de TV e funções de pagamento eletrônico. Isso torna difícil para os fabricantes estrangeiros de celulares concorrer com os modelos produzidos no país.

Com Reuters e Valor Online

Por G1, com agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.