NOTÍCIA ANTERIOR
Ouro Preto faz cinema
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festa alemã em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/10/2007 | Turismo
No rumo das outras festas
Além da mais tradicional festa desta época, a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina transforma outubro num dos meses mais agitados do Estado.

No calendário, constam outras 13 festas típicas, que constituem o Circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina. A única que já terminou foi a Oktobertanz, de São Pedro de Alcântara.

As Oktoberfestas, como são conhecidas, resgatam não apenas as tradições dos imigrantes alemães, mas também as herdadas por italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias, responsáveis pela formação do Estado.

Além da variedade de comemorações, que durarão o mês inteiro, outra boa notícia é a facilidade que o turista terá em percorrê-las num curto período de tempo, pois as distâncias mínimas e máximas entre as cidades-sede oscilam entre 35 e 170 quilômetros.

Opções - Aos que apreciam um bom bolinho de bacalhau, vale a pena dar uma passadinha na 21ª Marejada, em Itajaí. A partir de quinta-feira, a cidade portuária, próxima a Balneário Camboriu, será palco da maior festa portuguesa do Brasil.

Além da música e da dança típicas da cultura lusitana, será possível provar a casquinha de siri e a sardinha na brasa, receitas preparadas com a mesma simplicidade e com o mesmo tempero há quase 200 anos.

Mas se a idéia é experimentar um prato peculiar da gastronomia alemã, dirija-se à 22ª Fenarreco, na cidade de Brusque. O principal atrativo é o ente mit rotkohl, o marreco recheado com repolho roxo. A iguaria vem acompanhada de purê de batatas, chucrute, molhos fortes e, naturalmente, um bom caneco de chope.

E já que festa nunca é demais, dê uma esticada no passeio e vá à 19ª Schützenfest, ou Festas dos Atiradores, em Jaraguá do Sul.

Pelo nome, fica fácil perceber que a principal atividade do evento é a prática do tiro, o esporte mais apreciado entre os moradores da cidade. Caso você ache que não nasceu para isso, fique despreocupado. A tecnologia estará à sua disposição por meio de aferidores de alvos eletrônicos, equipamentos alemães que possibilitam a leitura mais precisa da pontuação dos jogadores.

Banana e ostra na programação

Cansou de diversão? Pois ainda é cedo para isso. Se tiver disposição, faça as malas e se dirija à 18ª Kegelfest, ou Festa Nacional do Bolão, com sede no município de Rio do Sul.

A 10ª Musikfest, a Festa da Música, em São Bento do Sul, a 17ª Oberlandfest, em Rio Negrinho, e a 3ª Festa das Tradições, em Joinville, também não podem ser esquecidas do roteiro dos mais animados.

No dia 6, sábado, tem início a 29ª Oktoberfest de Itapiranga, município localizado no extremo Oeste de Santa Catarina, quase na fronteira com a Argentina. Saiba que a pequena cidade, de 15 mil moradores, é a pioneira da festa no Brasil. A de Blumenau passou a ocorrer seis anos depois, em 1984.

Já no dia 11 começa a 17ª Festa do Imigrante, em Timbó, a 17ª Tirolerfest, em Treze Tílias, e a 6ª Bananenfest, em Corupá, a maior produtora nacional da fruta.

Para os que apreciam os sabores do fundo do mar há a 9ª Fenaostra, em Florianópolis. Durante dez dias, haverá música, teatro e dança, além de cursos, workshops, seminários, feiras e um amplo salão de gastronomia. A produção de ostra já alcança a marca de mais de 1 milhão de dúzias por ano na capital catarinense. A festa vai até o dia 3 de novembro e encerra o Circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina.

Por Margareth Meza - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.