NOTÍCIA ANTERIOR
Menino de 8 anos é baleado em tiroteio no Parque das Américas, em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá abre nova via para caminhões do Rodoanel
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/10/2009 | Cidade
No PMN, Chiquinho afirma que será assessor de Aidan
O ex-prefeiturável de Mauá Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra, aproveitou o anúncio da nova sigla, o PMN, para afirmar que esta não é a única mudança que deve ser esperada. Segundo ele, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), o convidou para assumir um cargo em seu governo. O anúncio oficial aconteceria em breve. "Assumirei uma posição ao lado do prefeito", afirmou.

Chiquinho disse que o convite não possui relação com possíveis mudanças no secretariado ou na substituição do articulador do prefeito, Beto Torrado, na Câmara. "Assumirei função para estar à disposição do prefeito, nada relacionado a articulação, secretaria ou superintendência."

O novo filiado do PMN alegou que a aproximação com o prefeito de Santo André aconteceu durante a eleição. Mas, de acordo com Chiquinho, Aidan teria o aconselhado a permanecer no DEM. "Para Aidan, o DEM é um partido em evidência, mas ele respeitou minha decisão." Procurada, a Prefeitura de Santo André não confirmou o convite a Chiquinho.

CASA NOVA - O coordenador regional do PMN, João Francisco Garcia, atestou que manteve contato com Chiquinho, mesmo sabendo de sua filiação no DEM. "Sabia que tinha de insistir com ele. No PMN, com 35 mil votos ele pode eleger-se deputado federal." Foram três meses de conversa até o ingresso na sigla.

Garcia pontuou que Chiquinho tem preferência para lançar-se ao cargo. "Ele é um dos políticos mais respeitados da região. O projeto eleitoral no Grande ABC será direcionado por ele."

Chiquinho assinou com o PMN na sexta-feira e não deve ter problemas para concorrer em 2010. O prazo dado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para trocar de legenda e poder concorrer às eleições terminou sábado, exatamente um ano antes do pleito.

Atrito com Dib teria motivado saída precoce do DEM
O ingresso do ex-prefeito de São Bernardo William Dib no PSDB teria sido o fator-chave que levou o ex-prefeiturável de Mauá Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra, a deixar o DEM. Procurado ontem, Dib não foi localizado para comentar o assunto.
Chiquinho, que permaneceu menos de 30 dias no DEM, alegou que a legenda deve coligar-se na próxima eleição com o PSDB, PMDB e PPS. A opção do PSDB de anunciar Dib como coordenador tucano foi fundamental para a decisão. "Entendo que a formação do PSDB no Grande ABC não iria de encontro com o que pensamos. Não estou citando nomes, mas para bom entendedor, meia palavra basta", disse.

Chiquinho esquivou-se de justificar o que teria causado o desgaste com o ex-prefeito, que segundo ele, teria inclusive o ajudado durante a campanha de 2008. "Coloquei na cabeça que não sou obrigado a estar ao lado de pessoas que não quero. As respeito, mas não quero. Prefiro dar passos para trás", alertou.

A rusga entre Chiquinho e Dib teria começado durante o segundo turno das eleições de 2008, e teria ganhado corpo dentro do PSB por conta da disputa à vaga de candidato a deputado federal.
Durante o discurso, o ex-candidato também alfinetou o PSDB. "Estou buscando apenas um partido novo. Ele não é tão rico quanto o PSDB, mas vem seguindo uma boa orientação."

O desgaste de uma estadia tão curta dentro do DEM também não incomoda Chiquinho. "Não dá para fugir disso. Política tem seu ônus. Mas prefiro dizer a verdade."

Por Paula Cabrera - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.