NOTÍCIA ANTERIOR
Câmaras da região retomam sessões com tom eleitoral
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inquérito apura se Lula se envolveu em esquema de MPs, diz PF
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/02/2016 | Política
No ABCD, 200 mil eleitores já realizaram cadastro biométrico
No ABCD, 200 mil eleitores já realizaram cadastro biométrico Biometria usa impressão digital como identificação. Foto: Wilson Dias/ABr
Biometria usa impressão digital como identificação. Foto: Wilson Dias/ABr
Número representa quase 10% do eleitorado da Região; Justiça Eleitoral intensifica campanha de divulgação

O novo sistema de identificação de votação da Justiça Eleitoral, a biometria, conta com 199,3 mil eleitores do ABCD inscritos. O número representa 9,3% do total de eleitores da Região, que é de 2,1 milhões votantes. A biometria é a implantação da identificação por meio da impressão digital e fotografia.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), todos os municípios do Estado passaram a fazer o cadastro da biometria em outubro do ano passado, mas, no ABCD, o sistema vinha servindo como piloto em alguns municípios. São Bernardo, por exemplo, foi a primeira cidade a iniciar o cadastramento biométrico, em 2013. Em 2014, foi a vez de Diadema a dar início ao processo.

Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra começaram em 2015.

“O cadastramento biométrico não obrigatório foi estendido para todos os municípios do Estado em outubro de 2015. O comparecimento do eleitor ainda não é obrigatório. Considerando o expressivo número de eleitores, o objetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo é alimentar aos poucos o cadastro dos municípios”, informou nota do TRE.

O Tribunal intensificou campanha na TV e também existem faixas espalhadas nos município, orientando a procurar os cartórios. “A ideia é evitar grandes aglomerações nos cartórios eleitorais no futuro, quando o cadastramento se tornar obrigatório”.

Por conta das eleições municipais de 2016, o prazo final para fazer qualquer alteração no cadastro eleitoral antes do pleito, inclusive a identificação biométrica, é 4 de maio. A expectativa é de que em 2018 o novo sistema já esteja funcionando na maioria dos municípios. A identificação biométrica só é utilizada nas eleições quando todo o eleitorado de um município já está cadastrado no sistema. Dos 645 municípios do Estado, somente 15% atingiram os 100%.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve agendar um horário no site do TRE-SP. No dia do cadastro, tem de levar documento oficial, comprovante de endereço e título eleitoral (se tiver). Homens com mais de 18 anos devem apresentar comprovante de quitação do serviço militar para o primeiro título.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.