NOTÍCIA ANTERIOR
McDia Feliz tem movimento elevado até o almoço
PRÓXIMA NOTÍCIA
Praça da Moça é revitalizada com R$ 1,3 mi do shopping
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/08/2009 | Setecidades
No ABC, postos de combustível serão fiscalizados
A Vigilância Sanitária fará inspeções rotineiras em postos de combustível do ABC a partir deste ano, em projeto-piloto. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde é avaliar a situação dos estabelecimentos e evitar a exposição de frentistas, usuá­rios e moradores do entorno a agentes nocivos à saúde, como o benzeno e outras substâncias químicas, além de identificar situações que possam representar riscos de incêndio ou explosões. Além da região, postos da Baixada Santista e Campinas também passarão pela fiscalização.

De acordo com a diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária, Simone Alves dos Santos, o programa foi estruturado após levantamento apontando que 70% das áreas contaminadas do Estado de São Paulo são postos de combustível. “Pretendemos mudar práticas de trabalho, como forma de orientar os proprietários dos estabelecimentos. Muitos fren­tistas adotam práticas incorretas e acabam se expondo ao benzeno presente na gasolina, que é agente cancerígeno”, destacou.

Simone explicou que, em um primeiro momento, as fiscalizações buscarão adaptar os postos às práticas corretas. O próximo passo prevê autuação com base no Código Sanitário para estabelecimentos onde forem detectadas irregularidades. Os proprietários poderão receber advertências, multas ou interdições, dependendo da gravidade do caso. A Vigilância Sanitária não informou à reportagem, no entanto, o valor das multas.

A inspeção verificará diversos itens, tais como a estrutura física do posto, manipulação de produtos, procedimentos para conter vazamentos, destinação dos resíduos, procedimentos para descarregar a gasolina e formas de medição do nível dos tanques.

Também deverão ser avaliadas a situação das bombas, instalações elétricas, uniformes dos funcionários e se os trabalhadores estão capacitados para manipular substâncias químicas, um dos focos das fiscalizações. “Apesar de os postos terem bombas eletrônicas, muitos frentistas ainda têm o mau hábito de permanecer ao lado dos carros enquanto estão abastecendo, e se expõem mais ainda a contaminações. Carregar ‘paninho’ para não sujar o carro do cliente também é outro costume que deve ser eliminado”, exemplificou.

Por Camila Galvez - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.