NOTÍCIA ANTERIOR
Só seminovos continuam crescendo na venda de veículos usados
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jaguar Land Rover inaugura fábrica em Itatiaia, RJ
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/06/2016 | Veículos
Nissan March e Versa ganham opção com câmbio automático
Montadora escolheu o câmbio tipo CVT para os modelos compactos.

Preços partem de R$ 54.090 para o March, e R$ 57.990 para o Versa.


A Nissan finalmente adotou uma opção de câmbio automático para seus modelos compactos nacionais, com preços a partir de R$ 54.090 para o March, e R$ 57.990 para o Versa, que já começam a aparecer nas concessionárias.

Assim como no Sentra e no Altima, a opção foi um CVT (transmissão continuamente váriável, na sigla em inglês), que casou muito bem com o motor 1.6 de 111 cavalos da Nissan.

O descanso para o pé esquerdo custará R$ 4,8 mil a mais nas configurações SV e SL. Apenas a versão mais completa do Versa (Unique) perderá a opção manual para adotar o CVT em 100% dos carros com um custo menor (R$ 1.600).

Preços sugeridos do March 2017:
1.0 Conforto - R$ 38.790
1.0 S - R$ 41.690
1.0 SV - R$ 44.690
1.6 S - R$ 46.190
1.6 SV - R$ 49.290
1.6 SV CVT - R$ 54.090
1.6 SL - R$ 53.590
1.6 SL CVT - R$58.390

Preços sugeridos do Versa 2017:
1.0 Conforto - R$ 44.690
1.0 S - R$ 47.990
1.6 S - R$ 50.690
1.6 SV - R$ 53.190
1.6 SV CVT - R$ 57.990
1.6 SL - R$ 59.890
1.6 SL CVT - R$ 64.690
1.6 Unique CVT - R$ 66.290

Como funciona?
O câmbio CVT é chamado de automático, mas na realidade não há troca de marchas. O sistema é composto por duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica - a primeira recebe o torque do motor, e a segunda transmite ao diferencial.

A tecnologia foi imaginada por Leonardo da Vinci, mas a ampla adoção em automóveis ocorreu apenas nas últimas décadas, por causa da preocupação com a economia de combustível. Como não há troca de engrenagem, os desperdícios são menores.

Com etanol, o March 1.6 registrou média de 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, de acordo com os padrões do Inmetro. Com gasolina, ele faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.

Em trecho de estrada entre São Paulo e Itatiba, o consumo instântaneo do March equipado com CVT chegou a marcar mais de 20 km/l.

Já o Versa obteve 7,8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada) com etanol, e 12 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada) com gasolina, conforme medição do Inmetro.

Pontos negativos
A maior crítica ao CVT é a lentidão nas acelerações e retomadas. As últimas gerações, como esta adotada pela Nissan, já melhoraram essa "sonolência", mas o desempenho dificilmente será equiparado a um manual ou automático, com conversor de torque (tradicional) ou dupla embreagem (como o DSG).

A aceleração é mais linear, sem os trancos que dão aquela sensação de esportividade - exceto nos câmbios automatizados que dão mais tranco e são ainda menos "esportivos" do que o CVT.

Em um modelo compacto como o March 1.6, essa lentidão incomoda menos do que em sedãs maiores e mais pesados. No trecho de estrada em que o G1 teve as primeiras impressões, ele apresentou desempenho bastante satisfatório em ultrapassagens e certa agilidade nas retomadas.

Outro ponto negativo do CVT é o barulho, principalmente em trechos de subida e acelerações mais agressivas, em que a rotação fica lá em cima até o motorista aliviar o pé do acelerador.
Interior do Versa Unique CVT (Foto: Divulgação)
Interior do Versa Unique CVT (Foto: Divulgação)

Adaptado ao Brasil
Embora seja importada do México, a nova caixa de câmbio do March e do Versa foi adaptada para as condições de uso no Brasil e também exigiu uma melhora no isolamento acústico dos modelos.

A engenharia da Nissan deu uma nova calibragem, trocou a correia por uma de maior contato, aumentou a rigidez da polia e otimizou o trabalho da bomba de óleo. Isso tudo reduziu o atrito e também ajudou no consumo.

Já o isolamento foi melhorado para conter os "berros" do CVT com material de maior densidade na cobertura interna do capô, instalação de para-brisa acústico e placas antirruído nos para-lamas, no painel e no console central.

Novos consumidores
Com a opção de câmbio automático, a Nissan atende aos pedidos de possíveis interessados que já estão acostumados a não fazer trocas manuais de marcha.

Segundo a fabricante, 95% dos atuais donos de carros sem pedal de embreagem querem manter esse recurso no próximo carro. Outros 40% de futuros compradores de compactos também pensam em um automático em vez do manual.

Concorrência
A Nissan chega um pouco atrasada na disputa por este cliente, mas aparece com uma opção muito melhor que os automatizados da Volkswagen e Renault, que têm como vantagem apenas o preço - um Up! I-Motion 1.0 custa cerca de R$ 10 mil a menos e um Sandero 1.6 Easy-R fica abaixo de R$ 50 mil.

No entanto, existem outras opções mais em conta, como o Toyota Etios, que chegou às concessionárias em abril por R$ 47.490 (versão hatch X 1.3) e R$ 52.495 (hatch XS 1.5), com caixa automática de 4 velocidades.

O Etios Sedã automático (1.5) mais barato sai por R$ 6 mil a menos que o Versa 1.6 SV com CVT. Isto sem falar no Hyundai HB20 e no Chevrolet Prisma - ambos com preços similares aos da Nissan, mas com conversor de torque e 6 velocidades.

Por Peter Fussy - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.