NOTÍCIA ANTERIOR
Peugeot 408 com motor 1.6 turbo pode chegar ao Brasil em dezembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Justiça concede nova liminar contra aumento de IPI
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2011 | Veículos
Nissan lança March por R$ 27.790
A Nissan lançou oficialmente nesta quinta-feira (22) o compacto March no Brasil. O veículo que a fabricante anuncia como o primeiro carro popular japonês no país vai custar a partir de R$ 27.790, preço que corresponde à versão de entrada, com motor 1.0 16V flex, que começa a ser vendida nesta quinta. A configuração com propulsor 1.6 16V flex partirá de R$ 35.890 (confira abaixo os preços de todas as versões) e deve chegar às lojas em novembro.

Nissan quer entrar no top 7
O March, que já é vendido no Japão e em outros mercados - em alguns tem o nome de Micra -, é a grande aposta da Nissan para aumentar sua participação no mercado brasileiro para 5% até 2014. Em março passado, a marca chegou a 2%, o melhor resultado desde 2002, quando passou a atuar no país. Para este ano, o objetivo é atingir os 3% do mercado brasileiro, ficando entre as sete principais montadoras do país - atualmente é a 12ª colocada no ranking de vendas. "Vamos passar da segunda para a primeira divisão", diz o presidente da Nissan no Brasil, Christian Meunier.

O executivo confirmou os planos de construir uma nova fábrica no país, mas não revelou o local onde ela será erguida e nem confirmou se a unidade vai fabricar o March -o carro que começa a ser vendido nesta semana vem do México. A nova unidade terá capacidade para produzir 200 mil veículos por ano.

Itens de série
Todas as versões do March são com cinco portas e câmbio manual. Para enfrentar a concorrência pesada dos outros hatchs, ele vem de série com airbag duplo (motorista e passageiro) e tem direção elétrica como opcional para todas as versões. O porta-malas de 265 litros, no entanto, é um dos menores entre os hatchs de cinco portas que lideram em vendas — só ganha do GM Celta.

Também são itens de série do compacto ajuste de altura do banco do motorista e computador de bordo, entre outros. O ar-condicionado é opcional para o modelo de entrada -aparece no pacote Confort, que eleva o preço para R$ 31.990 e inclui a direção elétrica. Todas as versões S já vêm com esses equipamentos.

O motor 1.0 16V bicombustível desenvolve até 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e torque de 10 mkgf a 4.350 rpm. De acordo com a montadora, os índices de consumo no perímetro urbano ficaram em 9,5 km/l (álcool) e 14,2 km/l (gasolina). Já o bloco 1.6 16V flex desenvolve 111 cv a 5.600 rpm e torque de 15,1 mkgf a 4.000 rpm. Os números de consumo na cidade, ainda segundo a Nissan, foram de 8,8 km/l (álcool) e 13,3 km/l (gasolina).

Preços:
Nissan March 1.0 - R$ 27.790
Nissan March 1.0 Plus - R$ 28.490
Nissan March 1.0 Confort - R$ 31.990
Nissan March 1.0 S - R$ 33.390
Nissan March 1.6 S - R$ 35.890
Nissan March 1.6 SV - R$ 37.990
Nissan March 1.6 SR ('esportivo') - R$ 39.990

Sedã Versa também virá
Os detalhes da versão brasileira do March foram dados em San Diego, nos Estados Unidos, onde a Nissan também anunciou a vinda do seda Versa para o Brasil, em novembro, custando até de R$ 36 mil, na versão de entrada, com motor 1.6. Versa é o nome dado à linha Tiida nos EUA e em outros países. No Brasil, o Tiida sedã atual parte de R$ 44,5 mil, com motor 1.8.

O novo carro, que também é produzido no México, vai adotar o nome Versa também no mercado brasileiro. Mas a montadora não confirma que o nome Tiida deixará de existir na família de sedãs no país.

"Será o mesmo Versa que esta à venda aqui nos Estados Unidos", adiantou a gerente de marketing da Nissan no Brasil, Ana Serra. Sem revelar mais detalhes do modelo que chegará ao país, ela confirma, no entanto, que o Versa sofreu adaptações para o mercado brasileiro.

Parceria com estudantes no Brasil
Em apresentações para jornalistas brasileiros no Centro de Design da Nissan em San Diego, executivos da montadora afirmaram que a marca tem muitos planos para o Brasil após os lançamentos do March e do Versa. Uma futura versão da Frontier Attack está em projeto. A atual começou a ser vendida especialmente no Brasil, no semestre passado. Havia três anos que a Frontier não era mais comercializada como Attack.

Um grupo de designers do centro da Califórnia visitou o Brasil, para conhecer melhor o mercado e os desejos do consumidor local. "É um país com muito potencial, que está crescendo loucamente, e a Nissan ainda tem uma participação pequena, mas queremos mudar isso rapidamente", diz o gerente do Centro de Design, Richard Plavetich. "Por isso estamos ouvindo as pessoas não só nas ruas, mas também os estudantes de design [do Brasil], porque esses jovens podem entender e passar os anseios, o conhecimento do consumidor de uma forma que nao conseguiríamos entender sozinhos".

Por Luciana de Oliveira - G1, em San Diego (EUA) - A jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.