NOTÍCIA ANTERIOR
Detran simplifica consulta para motoristas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fazenda notifica proprietários de veículos final de placa 8 com débitos
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/12/2017 | Veículos
Nissan Kicks leva 4 estrelas em teste de colisão do Latin NCap
Nissan Kicks leva 4 estrelas em teste de colisão do Latin NCap Nissan Murano (Foto: Divulgação/Latin NCap)
Nissan Murano (Foto: Divulgação/Latin NCap)
SUV feito no Brasil foi bem em impacto lateral, teste que fez Onix e Ka zerarem. Mas apresentou proteção fraca para o peito do motorista em batida frontal, diz entidade.

O Nissan Kicks conquistou 4 estrelas de 5 possíveis no teste de colisão do Latin NCap divulgado nesta terça-feira (12). O SUV fabricado no Brasil obteve este resultado tanto na proteção para adultos quanto na de crianças.

Outro modelo da Nissan, o Murano, SUV maior que o Kicks e que não é vendido no país, conseguiu as 5 estrelas para a proteção de adultos. E o Chevrolet Aveo, modelo que também não é oferecido no mercado brasileiro, levou zero.

Apenas 3 de 9 carros vendidos no Brasil e testados neste ano pelo Latin NCap receberam 5 estrelas: Toyota Corolla, Volkswagen Golf e Volkswagen Polo, todos com preços a partir de R$ 50 mil.

Impacto lateral

Segundo a entidade, que realiza testes de segurança independentes, o Kicks tem proteção contra impactos laterais "de adequada para boa, sendo aceitável em termos globais".

Este tipo de teste, que não é exigido pelo governo brasileiro para homologar veículos para venda, fez com que o Chevrolet Onix e o Ford Ka levassem zero, recentemente.

Controle de estabilidade

A organização também destacou que o Kicks oferece controle de estabilidade (ESC) "que cumpre com os requisitos do Latin NCAP quanto a rendimento e disponibilidade". O recurso, porém, é opcional na versão mais barata do SUV. Ele será obrigatório nos carros novos no Brasil a partir de 2022 -- a partir de 2020, modelos inéditos já terão de sair com ele de fábrica.

Ao G1, o Latin NCap respondeu que é o mesmo caso do Polo - no hatch, o controle de estabilidade é de série apenas nas versões mais caras, com motor turbo. Segundo as regras da entidade, é necessário que a versão mais vendida do modelo tenha ESC de série ou que exista uma quantidade de unidades igual a da versão mais vendida que tenha o recurso como padrão.

Pontos fracos

No entanto, o modelo não levou as 5 estrelas possíveis porque demonstrou fraca proteção para o peito dos ocupantes, apresentando "um desempenho apenas instável na estrutura e na área dos pés no teste de batida frontal", de acordo com o Latin NCap.

Para a proteção de crianças, o que impediu a conquista foi a falta de botão de desativação do airbag do passageiro da frente, para caso seja necessário colocar uma cadeirinha naquele assento, e a sinalização de Isofix (para fixação da cadeirinha), que não cumpria com os requisitos do Latin NCAP.

Murano 5 estrelas

Fabricado nos EUA, o Murano foi equipado com 7 airbags, assim como o Kicks será vendido naquele mercado -no Brasil, as versões de entrada têm apenas os 2 obrigatórios.

O modelo tinha sido avaliado no ano passado, alcançando apenas duas estrelas para os ocupantes adultos e 4 para crianças. Agora, apesar da nota máxima para proteção de adultos, o SUV ficou com apenas 3 estrelas para a de crianças.

"A diferença nos resultados, de 3 para 3 estrelas, é explicada pela variação mínima sobre o limite de valores no teste dinâmico desses ocupantes, provavelmente devido à alteração no rendimento estrutural no teste de batida frontal", disse o Latin NCap.

Chevrolet Aveo zera

O Chevrolet Aveo, produzido no México e um dos carros mais vendidos naquele país, apresentou estrutura instável no teste de impacto frontal. A proteção foi considerada fraca para o peito, as pernas e os pés do motorista. Mas o sedã teve bom desempenho no teste de impacto lateral.

Outro problema apontado pelo Latin NCap é que o controle de estabilidade não é de série.

O modelo tinha sido avaliado sem airbags em 2015 -e também levou zero estrela na época. Agora conta com 2 bolsas de série, mas "apresentou uma proteção pobre no peito do motorista, mesmo contando com airbags", disse a entidade.

"O desempenho estrutural foi qualificado como instável, da mesma forma que a área dos pés da estrutura, fato que explica, também, o movimento da coluna de direção e dos pedais, aumentando o risco de lesões no motorista", apontou o relatório.

A proteção contra impactos laterais, no entanto, foi considerada adequada para adultos.

"O Latin NCAP demonstrou, mais uma vez, que o fato de incorporar airbags não garante que um veículo seja seguro quando a estrutura é instável. Solicitamos à GM (dona da Chevrolet) que proporcione à América Latina e ao Caribe os mesmos níveis de segurança oferecidos, de forma padrão, em outros mercados", afirmou Alejandro Furas, secretário geral da entidade.

Como é o teste do Latin NCap?

O Latin NCap adotou regras mais rígidas para as avaliações em 2016. Além dos testes de impacto frontal, que é obrigatório para homologar veículos para venda no Brasil, são feitos os de impacto lateral e de lateral de poste.

Nas colisões laterais, o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50 km/h.

Esse tipo de teste era opcional até 2015: só era feito se a montadora quisesse. Agora, ele inclui também bonecos "crianças" e seus devidos suportes. Por isso, alguns modelos foram reavalidos e tiveram nota rebaixada, casos de Onix, Fiat Palio e Peugeot 208, por exemplo.

No novo protocolo, o controle eletrônico de estabilidade e o teste de poste viraram requisitos para um veículo ter 5 estrelas.

Mesmo no teste de impacto frontal, o Latin NCap é mais rígido do que a lei dos principais mercados. Ele é feito com o veículo a 64 km/h, enquanto, na Europa, a velocidade é de 56 km/h. Apenas 40% do carro colide com a barreira nesses dois testes. Nos EUA, a colisão é de 100%, a 48 km/h.

Caso um modelo tenha conseguido zero estrela no impacto frontal, a entidade nem testa o impacto lateral, dando um resultado total de zero.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.