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DATA DA PUBLICAÇÃO 16/04/2014 | Veículos
Nissan inaugura nova fábrica em Resende, RJ
Novo March foi revelado e será produzido no local com o Versa.

Montadora diz que vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.


A Nissan inaugurou, na manhã desta terça-feira (15), a segunda fábrica da montadora no Brasil, em Resende (RJ). A presidente Dilma Rousseff deveria estar presente à cerimônia, mas cancelou sua participação por conta das chuvas no estado. Com um investimento de R$ 2,6 bilhões, a unidade produzirá 200 mil carros por ano e vai gerar 2 mil empregos diretos e indiretos.

Os dois modelos a serem fabricados em Resende são o hatch compacto March, que teve o visual reestlizado e passa a ser chamado de New March, e o sedã Versa, que chegou ao Brasil no fim de 2011. Eles dividem a mesma plataforma. Até então ambos eram trazidos do México, país com o qual o Brasil mantém acordo comercial que os isenta do imposto de importação de 35%.

As primeiras unidades do New March já sairão com motores 1.6 produzidos também em Resende. Já o motor do modelo 1.0 continuará sendo fabricado no Paraná, onde a montadora tem uma fábrica junto com a Renault. Segundo a assessoria da Nissan, o Rio foi escolhido para sediar a nova planta por causa do incentivo fiscal.

A Nissan diz que tem planos de trazer, até 2016, novos modelos para o Brasil e está em estudo de quais seriam bem aceitos no país. Com a nacionalização de March e Versa, o único modelo que a Nissan ainda trará do México será o sedã Sentra. O Altima, modelo topo de linha da marca, vem dos Estados Unidos.

Erguida em 3 anos
"Acompanhei de perto toda a evolução. Imagina que tudo foi construído em 36 meses, tempo recorde. Trata-se de uma visão de muito trabalho de muitas pessoas. Atualmente, o Brasil possui uma relação de 175 veículos para cada mil habitantes, proporção ainda pequena em comparação com Estados Unidos e Europa. Por isso, investimos para construir um complexo industrial completo", declarou o CEO da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn.

Ele adiantou que no local há um pista de teste para garantir a qualidade do que será produzido. "Temos capacidade para produzir 200 mil automóveis e 200 mil motores. Já contamos 1.800 funcionários e esse número vai aumentar com a produção. Todos passaram por formação no Senai e 300 passaram por formação no México, Estados Unidos e Japão, completou Ghosn.

O que muda no March
O March nacional, que está em fase de pré-produção, tem modificações nos faróis, grade, para-choques e lanternas, além de uma atualização superficial no interior, formada por novo revestimento para os bancos, reconfiguração da disposição dos controles e painel com grafia atualizada.

A produção da picape Frontier e da linha Livina continuará sendo feita no Paraná, junto às instalações da Renault, em São José dos Pinhais.

Ausência de Dilma
O governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que, para atrair investidores do mercado automobilístico, o estado investiu mais de R$ 100 milhões em estradas. "O Rio de Janeiro é o segundo pólo industrial do país. Em maio, a presidente Dilma se comprometeu em retornar para ver o carro saindo", adiantou Pezão.

"A cidade de Resende é uma cidade que está acostumada ao pioneirismo. Agora recebemos com muito orgulho a fábrica da Nissan. A medida que as fábricas vem chegando na nossa cidade, nesse momento são construídas creches, aumentam vagas nas universidades públicas. É com esse crescimento. Esse é o futuro que chega à nossa cidade", declarou o prefeito de Resende, José Rechuan Júnior, que agradeceu a todos e desejou boas vindas à cidade.

Nissan quer 5% do mercado
Com a inauguração da nova fábrica, a Nissan espera aumentar sua participação no mercado brasileiro de automóveis para mais de 5% até 2016.

Em 2013, a fatia foi de 2,2%. Para efeito de comparação, as 3 marcas com maiores fatias no ano passado foram Fiat (21,96%), Chevrolet (19,62%) e Volkswagen (19,57%).

"Juntas, Renault e Nissan já alcançaram 10% do mercado brasileiro, a nossa próxima meta é de 15%”, disse Ghosn em janeiro, quando fez a primeira visita à fábrica em fase final de construção. “Com a Renault na ponta e a Nissan sendo líder entre as japonesas”, completou.

A marca francesa fechou 2013 com 6,2% de participação. Considerando apenas montadoras japonesas, a Honda liderou o mercado de automóveis em 2013, com 4,75%, seguida pela Toyota (4,24%).

“Antes, nossa ofensiva era trazer carros do México, mas era transitório, não seria possível continuar assim para crescer”, afirmou o presidente mundial da Renault/Nissan.

Os investimentos no Brasil são parte da estratégia de crescimento mundial da montadora que tem fábricas na Índia, na Rússia e na China.

Por Cristiane Cardoso - G1 Rio
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