NOTÍCIA ANTERIOR
HB20 Turbo: primeiras impressões
PRÓXIMA NOTÍCIA
Toyota Etios 2017: primeiras impressões
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/05/2016 | Veículos
Nissan comprará 34% da Mitsubishi Motors por US$ 2,18 bi
Mitsubishi está mergulhada em um escândalo de fraude.
Nissan se tornará a maior acionista da Mitsubishi


A montadora japonesa de automóveis Nissan vai adquirir, mediante um aumento de capital, 34% da Mitsubishi Motors, empresa mergulhada em um escândalo de fraude, revelam documentos oficiais publicados nesta quinta-feira (12).

Em documentos transmitidos à Agência de Serviços Financeiros (FSA), a Mitsubishi Motors explica que emitirá para a Nissan 506,6 milhões de ações ordinárias, ao preço de 468,52 ienes a unidade, totalizando 237,360 bilhões de ienes (US$ 2,18 bilhões).

O presidente da Nissan, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, disse que a aliança de capital ajudará a Mitsubishi a recuperar a confiança do público.

A ação da Mitsusbishi Motors tinha cotação de 495 ienes na quarta (11), pouco antes da imprensa divulgar as primeiras informações sobre as negociações entre os dois grupos. Após a confirmação, a ação registrou alta de 16,16% nesta quinta, a 575 ienes.

O acordo que estabelece a participação da Nissan será assinado até 25 de maio e a transação será efetiva em outubro.

Com a operação, a Nissan Motor se tornará a maior acionista da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), à frente do grupo Mitsubishi Heavy Industries, que possui 20% das ações.

Os dois grupos já eram sócios: a Nissan fornece sedans para a MMC e a MMC fabrica veículos de porte pequeno para a Nissan.

Foi justamente a Nissan que descobriu as irregularidades na medição de eficiência energética dos veículos da Mitsubishi Motors.

A Mitsubishi Motors admitiu em 20 de abril a manipulação dos dados em quatro modelos, para melhorar seu rendimento energético. Depois, a empresa reconheceu que utiliza testes não homologados no Japão há 25 anos.

Desde a explosão do escândalo, as vendas japonesas da Mitsubishi Motors caíram e a ação da empresa despencou mais de 40%, o que cria incerteza a respeito do futuro do grupo, uma das menores montadoras japonesas, com apenas um milhão de veículos vendidos ao ano.

Por G1 - France Presse
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.