NOTÍCIA ANTERIOR
Carro mais rápido do mundo ainda está sem comprador no Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vendas de veículos caem 1,28% em outubro, diz Fenabrave
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/10/2010 | Veículos
Nissan apresenta no Salão de SP seu primeiro carro popular
Números não faltam para descrever a importância do compacto March para a Nissan do Brasil. Apresentado nesta segunda-feira (25) no Salão de São Paulo, o carro será vendido no mercado brasileiro a partir do início do ano que vem. Como se trata do primeiro “popular” da fabricante, o modelo vai impulsionar a Nissan a competir em 65% do mercado nacional de carros. Até então, ela concorria com apenas 20%.

O carro tem como meta elevar a participação de mercado da montadora japonesa no Brasil para mais de 2%. Segundo a companhia, a meta é ter 5% de market share até 2014, o que é considerado ambicioso pela companhia, mas não impossível.

Em entrevista ao G1, o presidente da Nissan do Brasil, Christian Meunier, disse que o grande desafio é conseguir tornar as peças de reposição do modelo March competitivas. Isso porque o carro é fabricado no México e, como outros modelos da Nissan importados, poderia ser prejudicado pelo alto custo de manutenção.

“Queremos fixar preços nas revisões e trazer as peças por preços competitivos com o carro. É um grande desafio, mas que fará uma grande diferença, já que se trata do carro popular da marca”, ressaltou Meunier que, por enquanto, descarta a produção do modelo no Brasil.

O carro é global e será fabricado em diversos países, como Tailândia, Japão e China. A plataforma global em “V” do March (também chamado de Micra em outros mercados) permite o desenvolvimento de outros produtos. “Nesta plataforma vamos construir um utilitário esportivo e também um sedã", afirma Meuiner, que nega a possibilidade do desenvolvimento de uma picape.

Questionado sobre o lançamento dos futuros produtos no Brasil, o presidente da Nissan do Brasil sorri. “Quem sabe até 2014.”

O March mede 3,78 m de comprimento, 1,66 m de largura e tem 2,45 m de distância entreeixos. É o modelo é o veículo mais barato fabricado pela Nissan. Ele custa 999.600 ienes ou US$ 11 mil. Para o Brasil, o preço ainda não foi divulgado. Aqui, ele disputará mercado com o Volkswagen Fox, Renault Sandero e Ford Fiesta, entre outros.

Elétrico Leaf está no Salão
Pela primeira vez, o compacto 100% elétrico Leaf deu as caras ao público nacional. Depois de estrear no Japão, o modelo começa a ser comercializado nos Estados Unidos, onde já tem 20 mil unidades encomendadas.

Para o Brasil, no entanto, Meunier acha muito cedo falar em vendas do modelo ao público em geral, já que o país possui diversas alternativas energéticas. Porém, a Renault/Nissan já faz parceria com a Prefeitura de São Paulo, para que o modelo seja utilizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Mesmo assim, o consumidor brasileiro poderá dirigir o carro no primeiro semestre de 2011, de acordo com a Renault. O carro tem autonomia para rodar com uma recarga por 160 km e atinge a velocidade máxima de 145 km/h.

Por Priscila Dal Poggetto - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.