DATA DA PUBLICAÇÃO 20/01/2014 | Tecnologia
Nintendo reduz previsão de venda do Wii U em quase 70%
Empresa esperava vender 9 milhões de consoles até março de 2014.
Expectativa é que Wii U venda 'apenas' 2,8 milhões até o período.
A Nintendo anunciou uma redução na expectativa de vendas do Wii U, seu videogame de nova geração lançado em 2012, de quase 70%. A empresa esperava vender 9 milhões de unidades do aparelho até março de 2014 e, agora, tem a expectativa de comercializar "apenas" 2,8 milhões de videogames até a data.
A previsão de venda de jogos também teve um grande corte, caindo de 38 milhões de games vendidos para 19 milhões até março, quando se encerra o ano fiscal da Nintendo.
As vendas para as festas de final de ano poderiam dar o crescimento esperado nas vendas do Wii U, principalmente por ter lançado o videogame em outros mercados como o Brasil (aqui o console é vendido por R$ 1,9 mil), mas o desempenho não foi alcançado. Embora tanto o Wii U quanto o 3DS tiveram aumentos nas vendas em novembro e em dezembro de 2013, os números ficaram abaixo do previsto.
Mesmo sem alcançar as previsões de vendas, o Nintendo 3DS foi o líder do mercado de videogames portáteis em todo o mundo. Mesmo assim, a empresa reduziu de 18 milhões para 13,5 milhões a expectativa de vendas do dispositivo. O número de jogos vendidos para o portátil também foi reduzido de 80 milhões para 66 milhões até março de 2014.
A Nintendo afirma que as mudanças irão trazer m prejuízo operacional de 35 bilhões de ienes (US$ 335,76 milhões), ante uma projeção inicial lucrativa de 100 bilhões de ienes. A nova estimativa também fica drasticamente abaixo de uma projeção média de 54,7 bilhões de ienes de lucro.
O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, que prometeu no ano passado levar a fabricante de games de volta ao lucro nesse ano fiscal, pediu desculpas aos acionistas em uma assembleia em Osaka, no Japão, mas disse que o fracasso em cumprir sua promessa não significa que ele tenha de renunciar ao cargo.
"Não haverá uma grande renovação na administração a curto-prazo", disse Iwata para repórteres.
Vendas abaixo do esperado
Desde o lançamento do Wii U em novembro de 2012, o novo console não conseguiu repetir o mesmo sucesso de vendas do Wii, que começou a ser vendido em 2006. O videgame conseguiu vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.
A novidade dos controles sensíveis a movimentos, que trouxe até quem não jogava videogame para a frente da TV para sacudir o controle imitando movimentos de esportes, por exemplo, e interagindo mais com os jogos, não se repetiu com o Gamepad.
O principal problema enfrentado pelo Wii U é a escassez de jogos, principalmente no primeiro semestre de 2013 e a ausência de games populares como "Grand Theft Auto V".
Segundo o resultado fiscal da Nintendo, entre julho e setembro de 2013 apenas 300 mil Wii U foram comercializados, um aumento de 87,5% se comparado com o trimestre anterior, quando a companhia vendeu 160 mil consoles em todo o mundo. No mesmo período, 5,27 milhões de jogos foram vendidos, um crescimento de 400% em comparação com o trimestre anterior, impulsionado pelos lançamentos "Pikmin 3" e "The Legend of Zelda: The Wind Waker HD".
Expectativa é que Wii U venda 'apenas' 2,8 milhões até o período.
A Nintendo anunciou uma redução na expectativa de vendas do Wii U, seu videogame de nova geração lançado em 2012, de quase 70%. A empresa esperava vender 9 milhões de unidades do aparelho até março de 2014 e, agora, tem a expectativa de comercializar "apenas" 2,8 milhões de videogames até a data.
A previsão de venda de jogos também teve um grande corte, caindo de 38 milhões de games vendidos para 19 milhões até março, quando se encerra o ano fiscal da Nintendo.
As vendas para as festas de final de ano poderiam dar o crescimento esperado nas vendas do Wii U, principalmente por ter lançado o videogame em outros mercados como o Brasil (aqui o console é vendido por R$ 1,9 mil), mas o desempenho não foi alcançado. Embora tanto o Wii U quanto o 3DS tiveram aumentos nas vendas em novembro e em dezembro de 2013, os números ficaram abaixo do previsto.
Mesmo sem alcançar as previsões de vendas, o Nintendo 3DS foi o líder do mercado de videogames portáteis em todo o mundo. Mesmo assim, a empresa reduziu de 18 milhões para 13,5 milhões a expectativa de vendas do dispositivo. O número de jogos vendidos para o portátil também foi reduzido de 80 milhões para 66 milhões até março de 2014.
A Nintendo afirma que as mudanças irão trazer m prejuízo operacional de 35 bilhões de ienes (US$ 335,76 milhões), ante uma projeção inicial lucrativa de 100 bilhões de ienes. A nova estimativa também fica drasticamente abaixo de uma projeção média de 54,7 bilhões de ienes de lucro.
O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, que prometeu no ano passado levar a fabricante de games de volta ao lucro nesse ano fiscal, pediu desculpas aos acionistas em uma assembleia em Osaka, no Japão, mas disse que o fracasso em cumprir sua promessa não significa que ele tenha de renunciar ao cargo.
"Não haverá uma grande renovação na administração a curto-prazo", disse Iwata para repórteres.
Vendas abaixo do esperado
Desde o lançamento do Wii U em novembro de 2012, o novo console não conseguiu repetir o mesmo sucesso de vendas do Wii, que começou a ser vendido em 2006. O videgame conseguiu vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.
A novidade dos controles sensíveis a movimentos, que trouxe até quem não jogava videogame para a frente da TV para sacudir o controle imitando movimentos de esportes, por exemplo, e interagindo mais com os jogos, não se repetiu com o Gamepad.
O principal problema enfrentado pelo Wii U é a escassez de jogos, principalmente no primeiro semestre de 2013 e a ausência de games populares como "Grand Theft Auto V".
Segundo o resultado fiscal da Nintendo, entre julho e setembro de 2013 apenas 300 mil Wii U foram comercializados, um aumento de 87,5% se comparado com o trimestre anterior, quando a companhia vendeu 160 mil consoles em todo o mundo. No mesmo período, 5,27 milhões de jogos foram vendidos, um crescimento de 400% em comparação com o trimestre anterior, impulsionado pelos lançamentos "Pikmin 3" e "The Legend of Zelda: The Wind Waker HD".
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda