NOTÍCIA ANTERIOR
''Transmissão de vídeo em 4K será exclusiva da web'', diz CEO do Netflix
PRÓXIMA NOTÍCIA
Microsoft criou 75 protótipos do Xbox One antes de concluir videogame
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/01/2014 | Tecnologia
Nintendo reduz previsão de venda do Wii U em quase 70%
Empresa esperava vender 9 milhões de consoles até março de 2014.

Expectativa é que Wii U venda 'apenas' 2,8 milhões até o período.


A Nintendo anunciou uma redução na expectativa de vendas do Wii U, seu videogame de nova geração lançado em 2012, de quase 70%. A empresa esperava vender 9 milhões de unidades do aparelho até março de 2014 e, agora, tem a expectativa de comercializar "apenas" 2,8 milhões de videogames até a data.

A previsão de venda de jogos também teve um grande corte, caindo de 38 milhões de games vendidos para 19 milhões até março, quando se encerra o ano fiscal da Nintendo.

As vendas para as festas de final de ano poderiam dar o crescimento esperado nas vendas do Wii U, principalmente por ter lançado o videogame em outros mercados como o Brasil (aqui o console é vendido por R$ 1,9 mil), mas o desempenho não foi alcançado. Embora tanto o Wii U quanto o 3DS tiveram aumentos nas vendas em novembro e em dezembro de 2013, os números ficaram abaixo do previsto.

Mesmo sem alcançar as previsões de vendas, o Nintendo 3DS foi o líder do mercado de videogames portáteis em todo o mundo. Mesmo assim, a empresa reduziu de 18 milhões para 13,5 milhões a expectativa de vendas do dispositivo. O número de jogos vendidos para o portátil também foi reduzido de 80 milhões para 66 milhões até março de 2014.

A Nintendo afirma que as mudanças irão trazer m prejuízo operacional de 35 bilhões de ienes (US$ 335,76 milhões), ante uma projeção inicial lucrativa de 100 bilhões de ienes. A nova estimativa também fica drasticamente abaixo de uma projeção média de 54,7 bilhões de ienes de lucro.

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, que prometeu no ano passado levar a fabricante de games de volta ao lucro nesse ano fiscal, pediu desculpas aos acionistas em uma assembleia em Osaka, no Japão, mas disse que o fracasso em cumprir sua promessa não significa que ele tenha de renunciar ao cargo.

"Não haverá uma grande renovação na administração a curto-prazo", disse Iwata para repórteres.

Vendas abaixo do esperado
Desde o lançamento do Wii U em novembro de 2012, o novo console não conseguiu repetir o mesmo sucesso de vendas do Wii, que começou a ser vendido em 2006. O videgame conseguiu vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.

A novidade dos controles sensíveis a movimentos, que trouxe até quem não jogava videogame para a frente da TV para sacudir o controle imitando movimentos de esportes, por exemplo, e interagindo mais com os jogos, não se repetiu com o Gamepad.

O principal problema enfrentado pelo Wii U é a escassez de jogos, principalmente no primeiro semestre de 2013 e a ausência de games populares como "Grand Theft Auto V".

Segundo o resultado fiscal da Nintendo, entre julho e setembro de 2013 apenas 300 mil Wii U foram comercializados, um aumento de 87,5% se comparado com o trimestre anterior, quando a companhia vendeu 160 mil consoles em todo o mundo. No mesmo período, 5,27 milhões de jogos foram vendidos, um crescimento de 400% em comparação com o trimestre anterior, impulsionado pelos lançamentos "Pikmin 3" e "The Legend of Zelda: The Wind Waker HD".

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.