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DATA DA PUBLICAÇÃO 08/06/2012 | Economia
New Fiesta vai ter a cara do Brasil
New Fiesta vai ter a cara do Brasil Modelo aquece a disputa no mercado interno. Foto: Norberto da Silva
Modelo aquece a disputa no mercado interno. Foto: Norberto da Silva
Atualmente fabricado no México, hatch da Ford será 100% produzido e montado no País a partir do próximo ano

Em 2013, o Brasil receberá a linha de produção do Ford New Fiesta, que até o fim deste ano continuará ativa no México. A novidade vem acompanhada de uma boa notícia. Graças à redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o hatch teve seu preço revisto e, agora, pode ser adquirido por R$ 43,9 mil. Com isso, o modelo aquece a disputa no mercado interno e encara grandes adversários, como o Fiat Punto, VW Polo, Citroën C3, Honda Fit e Renault Sandero.

A equipe de reportagem do ABCD MAIOR testou o hatch e concluiu que a economia proporcionada pelo veículo é mesmo seu ponto forte. O carro percorreu 10,1 km/l, quando abastecido com etanol, e 12,3 km/l, com gasolina. “O New Fiesta tem uma carroceria muito leve. Sendo assim, consegue rodar muito e gastar pouco. A montadora norte-americana tem trabalhado muito a questão de economia de combustível”, disse Julio Murat, professor do curso de engenharia mecânica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para reforçar o desempenho, o modelo vem equipado com o motor Sigma 1.6 16V, que proporciona 115 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. “Esse propulsor é todo feito em alumínio e consegue desenvolver uma boa força”, explicou Ricard Bock, professor de engenharia automobilística do Centro Universitário FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Ainda de acordo com o professor, o motor tem baixa inércia e ganha giros com facilidade, o que possibilita ao veiculo trabalhar de forma ágil e alcançar ótima retomadas. “O New Fiesta traz câmbio de cinco marchas muito bem entrosado com o conjunto mecânico. Nos últimos tempos, a Ford tem modernizado os componentes e essas alterações têm conquistado muitos consumidores”, afirmou Bock.

Acabamento - O interior do New Fiesta também traz muitas novidades. Equipado com materiais emborrachados, o veículo ganhou aparência mais moderna, além de componentes que apresentam mais resistência e durabilidade. Mesmo assim, a tendência é de que, já no próximo ano, o acabamento do carro receba modificações. “Como será produzido no Brasil, certamente o hatch contará com novos componentes fabricados em território nacional”, disse Eitaro Yamane, professor do Centro de Engenharia da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Figura carimbada em disputas de rally, o modelo deve impressionar os motoristas que o utilizarem para percorrer trajetos mais ousados. Embora esteja despido da carenagem e do aerofólio especiais, normalmente utilizados nos modelos de competição, o carro do consumidor comum está pronto para manter o desempenho em qualquer situação. “Quem adquirir o New Fiesta pode ter a certeza de que ele vai atuar bem mesmo quando tiver que enfrentar estradas de terra batida”, concluiu o professor da Poli-USP.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
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