NOTÍCIA ANTERIOR
Marcelo banca sindicância contra Manoel Lopes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições abertas para os cursos gratuitos de teatro no SESI Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2016 | Cidade
Nesta Lira octogenária, a história de Mauá
“As dificuldades para o transporte dos instrumentos eram enormes. Foi então que um dos músicos, Luiz Binder, diretor-fundador, autorizou que os ensaios fossem realizados em sua oficina de carpintaria. Por algum tempo deu certo. Mas era difícil continuar assim, pois eram instrumentos musicais misturados com ferramentas de trabalho. Uma coisa atrapalhando a outra.”

Do livro De Pilar a Mauá, que neste ano completará 30 anos de publicação.

A banda toca logo mais à noite na Câmara Municipal de Mauá. Show de bola da Corporação Musical Lira de Mauá, patrimônio da cidade. Uma sessão solene só para ela, que tem o seu dia no Calendário Oficial de Mauá, 83 anos de história.

E ao homenagear a Lira, a Câmara homenageia a cidade. Pois toda Mauá se envolveu na sua fundação e nas suas conquistas, como a da compra da primeira farda, branca, toda branca, para simbolizar a pureza de um grupo de trabalhadores que se propôs a fundá-la.

No nosso livro sobre Mauá, o capítulo dedicado à Banda Lira foi um dos mais gostosos de fazer. Não faltou material. Esta foto, por exemplo, guardada com carinho pela madrinha da banda, Carolina Leardini Rimazza – que depois a cedeu ao Museu de Mauá. Com que facilidade a querida dona Carolina foi identificando nome por nome.

Ela e outro baluarte, Renato Mariani, presidente eterno da Comissão Memória de Mauá.

A FOTO

- Sentados: Luiz Bataim, Antonio Agnelo, Humberto Primo Leardini (diretor), Manoel Pedro Júnior (tesoureiro), Antonio Braga (presidente), Daniel Bruzamolino (maestro), Sebastião Brizante (contra-maestro), Claudio Savietto (secretário), Orlando Brizante e Guido Lippi.

- Ao centro: Alberto Grande (com o grande bumbo), Caetano Fiorelini, Ovídio Mariani, José Bruzamolino, Valdir Viana, Carmelo, Américo Colalilo, Antenor Leardini, Renato Mariani, João Scudeiro e João Colalilo

- Ao fundo: Hermínio Pegoraro, Hernane Bruzamolino, Afonso Pereira, Hermínio Leardini, Francisco da Paz, Alfredo Fatoretti, Alfredo Loto e Luiz Binder.

Sessão solene em comemoração ao Dia da Banda Lira de Mauá

- Data: hoje, às 19h

- Iniciativa: vereador Marcelo Oliveira

- Homenageados: Américo Del Corto, Bartolomeu Antonio, Carlos Binder e Zilda Maria da Silva

- Local: Câmara Municipal de Mauá, Plenário Rui Barbosa

- Endereço: Avenida João Ramalho, 305 – Centro de Mauá

Municípios Paulistas

- Hoje, por conta da festa de São Pedro e São Paulo, é feriado em Carapicuíba, Lucianópolis, Monte Azul Paulista, Morungaba, Nova Canaã Paulista, Nova Luzitânia, Pauliceia, Praia Grande, São Pedro, Ubarana, Viradouro e Tupã.

Municípios Brasileiros

- Celebram seus aniversários neste dia 29 de junho: Britânia (GO), Limeira do Oeste (MG), Paranaíta (MT), Paranatinga (MT), São Pedro dos Ferros (MG) e Soledade (RS).

Em 29 de junho de...

1886 – Lançado em Santos o jornal literário e noticioso Ensaio.

1906 – Pedro Gardesani nasce em Santo André, descendente de imigrantes italianos estabelecidos no Núcleo Colonial de São Bernardo no século 19.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: rebelião de indígenas sufocada em Marrocos.

1936 – Fundado o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

1956 – Realizada a primeira comunhão pascal da indústria de tecidos Santex S/A, de Santo André, a famosa Ipiranguinha, primeira grande indústria inaugurada na cidade, na última década do século 19.

Hoje

- Dia do Papa

- Dia do Pescador

- Dia da Telefonista.

- No Grande ABC, Dia do Atleta São-Bernardense, criado pela Câmara Municipal de São Bernardo em 1961 – data ignorada na própria cidade.

Santos do Dia

A solenidade de São Pedro e de São Paulo é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal.

Depois da Virgem Santíssima e de São João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a Conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, a festa da Cátedra de São Pedro e 18 de novembro, reservado à Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo.

O martírio de ambos ocorreu no início do Cristianismo. São Pedro e São Paulo não fundaram Roma, mas são considerados os Pais de Roma.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Judite

- Ema

- Anastácio

Pedro e Paulo no Grande ABC

Na região, São Pedro e São Paulo, juntos ou separados, têm quatro paróquias e várias capelas, conforme registros da Diocese.

SANTO ANDRÉ

- Capela São Pedro e São Paulo Apóstolos – Recreio da Borda do Campo

- Capela São Paulo Apóstolo – Parque Miami

SÃO BERNARDO

- Capela São Pedro e São João – Núcleo Pica-Pau

- Capela São Paulo Apóstolo e Rainha dos Apóstolos – Jardim Irajá

- Paróquia São Pedro e São Paulo Apóstolos – Vila São Pedro

- Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Santa Luzia

DIADEMA

- Capela São Paulo Apóstolo – Jardim Arco Íris

MAUÁ

- Paróquia São Paulo Apóstolo – Jardim Zaíra

- Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila Guarani

(*) Na Garagem Municipal de São Bernardo há uma imagem em tamanho natural de São Pedro, protetor dos motoristas da Prefeitura e dos que passam pela Avenida Caminho do Mar.

Por Ademir Medici - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
25/09/2018 | CPTR oferece 20 vagas de emprego (25/09)
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.