NOTÍCIA ANTERIOR
Cristiano Araújo faz a festa do sertanejo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Xuxa de casa nova
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/02/2015 | Cultura
Nazaré Paulista festeja o Carnaval como nos velhos tempos de folia
Nazaré Paulista festeja o Carnaval como nos velhos tempos de folia Nazaré Paulista se formou em torno da igreja da Matriz. Foto: Divulgação
Nazaré Paulista se formou em torno da igreja da Matriz. Foto: Divulgação
Cidade tem 15 blocos carnavalescos, mas também oferece atividades para quem busca tranqulidade

Localizada a cerca de 80 Km do ABCD, a cidade de Nazaré Paulista, na região de Bragança Paulista, é opção para quem deseja curtir o Carnaval. A cidade tem apenas 15 mil habitantes, mas nessa época do ano ela ferve de turístas que buscam diversão à moda antiga, ao som de marchinhas e a alegria dos blocos carnavalescos.

Nazaré Paulista foi fundada em 1676 e elevada à condição de município em 10 de junho de 1850. Ela se formou em torno da capela de Nossa Senhora de Nazaré. Localizada na região da Serra da Mantiqueira e contornada pelo rio Atibainha, que forma uma das represas do sistema Cantareira, a cidade também oferece aos visitantes uma natureza privilegiada e atividades para quem busca fugir do agito nos dias de Carnaval.

Carnaval - No verão, a maior atração de Nazaré Paulista é a animada festa de Carnaval que, neste ano, começa às 19h do dia 13 de fevereiro, na Praça de Eventos, e termina no final da noite do dia 17, na saída do pátio da igreja. Um dos blocos carnavalescos mais conhecidos da cidade (são 15 no total) é o “Os Moiados”. Os foliões que participam deste desfile caminham pelas ruas do município jogando água para refrescar os turistas e demais participantes. A programação completa está no site www.carnavaldenazarepaulista.com.br.

Festa religiosa - O município surgiu e se formou em torno da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré (foto no alto da página). Em estilo barroco, com peças talhadas em madeira e imagens vindas de Portugal, a igreja é um convite para uma viagem no tempo. E, não por acaso, a cidade organiza há séculos uma das mais importantes festas do Divino Espírito Santo no Brasil, celebração cristã que teve origem em Portugal. Durante a festa é servido aos participantes um prato tradicional da cidade, o Afogadão, cozido de carne de boi com batatas, servido com farinha de milho, arroz e feijão. A abertura se dá com o transporte de sacas de paçocas pelas ruas em carros de boi. A festa dura nove dias com missas, procissões, cantos de violeiros e apresentação de uma corte imperial. No últimos dia da festa são distribuídos mais de dez mil pratos de Afogadão.

Natureza - Cercada por água e por montanhas, Nazaré Paulista faz parte do Circuito Entre Águas e Serras e está repleta de opções para quem deseja contato com a água ou mesmo fazer trilhas. Na represa Atibainha há diversas marinas por onde passeiam visitantes e moradores em dias de calor. É possível fazer passeio de barco ou em trilhas e quem tem equipamento próprio encontra na cidade bons pontos para pesca esportiva ou para andar de jet ski. Outro local interessante é a cachoeira Gavirutuva.

Como chegar - Acesso pelas rodovias Fernão Dias (até Atibaia) e SP-065 (Rodovia D. Pedro 1º, sentido Dutra).

Por Marcelo de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.