NOTÍCIA ANTERIOR
IBGE anuncia mais de 33 mil vagas para concurso
PRÓXIMA NOTÍCIA
Petrobras tem maior lucro da América Latina
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/09/2009 | Economia
Natal criará 8 mil vagas temporárias no ABC
O comércio da região deve abrir 8 mil vagas temporárias para atender à demanda típica de fim de ano. Apesar da crise que ainda afeta a economia do país, a previsão da Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) é de aumento de 166% em relação ao previsto no ano passado (3 mil). O recrutamento deve começar nos próximos dias. Ainda de acordo com o levantamento, que consultou empresas de serviço temporário e associações ligadas ao comércio, o trabalhador receberá remuneração média de R$ 870.

No país, segundo a entidade, devem ser contratados 123 mil temporários, contingente 7% superior ao recrutado no ano passado (115 mil). Segundo a diretora de Comunicação da Asserttem, Jismália Oliveira Alves, a expectativa otimista se deve ao aumento da oferta de crédito, à redução nas taxas de juros e à retomada da confiança do consumidor e do empresariado.

“São fatores que influenciam o crescimento nas vendas e têm como reflexo o aumento no número de postos de trabalho”, avaliou Jismália. A diretora de Comunicação destacou, no entanto, que o índice de efetivação deve ficar em 17% das contratações, contra 27% no Natal de 2008 e 30% no ano anterior. “As empresas que admitiram temporários no início deste ano foram obrigadas a demiti-los nos meses seguintes devido ao aprofundamento da crise. Por isso, espera-se desta vez um comportamento mais conservador por parte do empresário”, explicou.

Primeiro emprego

Jismália ressaltou que, do contingente de temporários, 27% serão jovens que conquistarão o primeiro emprego. “A vaga abre a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, e mesmo que não seja efetivado, esse profissional ganhará experiência, o que pode fazer diferença na disputa por uma nova colocação”, ressaltou.

O presidente da Asserttem, Vander Morales, destacou que, neste Natal, além do setor de vestuário, que sempre lidera as vendas de fim de ano, eletrodomésticos e automóveis terão destaque na lista de presentes, graças à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Com isso, devem ser responsáveis pela maior fatia de contratações”, comentou.

As funções mais solicitadas são: fiscais de loja, empacotadores atendentes, estoquistas; etiquetadores, operadores de telemarketing, auxiliar de crédito; analista de crédito e papai noel. Jismália destacou que os candidatos às vagas devem procurar as empresas tomadoras de trabalho temporário e as lojas ainda este mês, a fim de encaminhar currículo. “Tradicionalmente, a seleção é feita em setembro, e as contratações têm início em outubro”, ressaltou.

Por Anderson Amaral - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.