NOTÍCIA ANTERIOR
Limitada, filmadora compacta e intuitiva produz vídeos em alta definição
PRÓXIMA NOTÍCIA
Novo jogo do Mario dá repaginada em clássico da Nintendo
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/10/2009 | Tecnologia
Nasa critica Sony por site de filme sobre fim do mundo em 2012
Um cientista da Nasa (agência espacial norte-americana) condenou produtores de filmes da Sony, depois de uma campanha de marketing viral cujo teor sugeria que o mundo acabaria em 2012.

De acordo com o jornal britânico "The Daily Telegraph", a Sony colocou no ar um site de uma organização chamada Instituto da Continuidade Humana, que "prevê" um cataclisma atingindo a Terra, daqui a três anos.

"Depois de duas décadas de pesquisa rigorosa dos melhores astrônonomos, matemáticos, geólogos, físicos engenheiros e futuristas, nós sabemos que, em 2012, uma série de forças cataclísmicas vão ocorrer no nosso planeta", diz o site.

A página da Sony também dá detalhes sobre como as eleições para um líder mundial para pós-2012 aconteceram, a partir do oferecimento de kits de sobrevivência e registrando pessoas em uma loteria para serem salvas.

O site promocional do filme "2012", cujo enredo se baseia nas previsões feitas pelo calendário da civilização Maia, é estrelado por John Cusack e dirigido por Roland Emmerich (que está por trás de sucessos de bilheteria como "Independence Day" e "O Dia Depois de Amanhã"). O filme também vai incluir cenas de um tsunami, um acidente de avião na Casa Branca e a cidade de Los Angeles sendo engolida pelo mar.

Ainda de acordo com o site, cientistas encontraram o desconhecido Planeta X, que fica à margem do Sistema Solar, e que está em rota de colisão com a Terra.

Mas o site fez sucesso após centenas de pessoas ficarem convencidas de que algo terrível vai acontecer com o planeta.

David Morrison, cientista sênior do Instituto de Astrobiologia da Nasa, disse que ele recebeu mais de 1.000 questionamentos de pessoas preocupadas com as informações divulgadas pelo site.

Nos remetentes das mensagens, de acordo com ele, estão inclusos adolescentes que relataram vontade de cometer suicídio antes que o mundo acabe. Morrison disse que o site é "eticamente incorreto". Mas Vikki Luya, diretora publicitária da Sony, rebateu o cientista. "É muito claro que este site está conectado com um filme ficcional. Isso pode ser compreendido pela logomarca do site", afirma ela.

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.